O presidente Jair Bolsonaro retirou oficialmente o pedido de designação do ex-prefeito Marcelo Crivella para a embaixada do Brasil na África do Sul. A decisão ocorreu após a falta de respostas do país. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

Crivella precisaria de um consentimento do país para ser embaixador, um procedimento conhecido como agrément. No entanto, o pedido foi ignorado pelo governo liderado por Cyril Ramaphosa. Na linguagem diplomática, um agrément sem resposta significa que o escolhido não foi aceito pelo país anfitrião.

Diante disso, o Brasil comunicou a chancelaria sul-africana que decidiu retirar o pedido de agrément. Ainda não foi divulgado um novo nome indicado ao cargo.

Nas redes sociais, o atual prefeito Eduardo Paes ironizou a decisão, publicando a seguinte frase em vários idiomas: “Oh! Não! Maldade com o Rio!“.

OH! NÃO! MALDADE COM O RIO!

OH! NO! MEANNESS TO RIO (ENGLISH)

AWU! HHAYI ! UKUHLUKUNYEZWA ERIO (ZULU)

O! NIE! GEMEEN NA RIO (AFRICANER) HTTPS://T.CO/B358IR1CPD

— Eduardo Paes (@eduardopaes) November 29, 2021

Antes disso, em outubro deste ano, Paes já havia recorrido ao Google Tradutor para solicitar que o ex-prefeito fosse nomeado embaixador. Na época, ele publicou uma mensagens em inglês, africaner e zulu, três dos idiomas falados no país.

“Por favor, Senhor Presidente da África do Sul, aceite o novo embaixador designado do Brasil na África do Sul. Você será amado para sempre pelos cariocas depois de fazer isso! Vá em frente”, publicou o atual prefeito do Rio nas três línguas.