Foto: Gabriel Ferreira
Por meio da Secretaria de Assistência Social, foi registrado 2.398 atendimentos, entre novas inscrições (986), atualização (1.348) e transferências (64), no mutirão do Cadastro Único Federal (CadÚnico). Com essa atualização, Maricá possui 56.054 famílias (121.618 pessoas) no CadÚnico. A ação aconteceu nos meses de abril e maio no Centro de Comércio Popular (Cecop), no Centro, com as nove unidades dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
O CadÚnico possibilita o acesso a programas de transferência de renda das três esferas de governo, entre eles o Renda Básica da Cidadania (RBC), pago com a moeda social Mumbuca. Há também benefícios como descontos na tarifa de energia elétrica, isenção na taxa de inscrição de concursos públicos, entre outros.
“Esse mutirão foi importante, pois a população teve acesso de forma mais rápida para a inclusão e atualização cadastral para que os mesmos não percam direitos e possam ser incluídos em futuros benefícios”, destacou o secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro.