Na manhã deste sábado (05/09), na Praia da Restinga, em Maricá, foi encontrada uma baleia jubarte já morta. O animal já se encontrava em estado de decomposição.
Segundo informações, a baleia aparentava ser filhote e tinha em média cerca de 8,5 metros. Os Biólogos do Projeto Maqua foram chamados até o local, sendo assim a equipe realizou a coleta de amostras do animal.
SOBRE A BALEIA JUBARTE
A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) é um mamífero marinho que pode ser encontrado em todos os mares e oceanos.
É uma espécie que costuma migrar das águas polares durante o período de alimentação e, posteriormente para águas tropicais e subtropicais para reprodução.
As baleias jubartes produzem sons característicos utilizados para comunicação e durante a temporada reprodutiva esses sons podem alcançar até 3 mil quilômetros.
BALEIA JUBARTE NO LITORAL DO BRASIL
A baleia jubarte é uma das baleias que costuma visitar o litoral brasileiro entre os meses de junho e novembro, especialmente no litoral do nordeste, além dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A vinda das baleias é feita em diferentes momentos, onde aproveitam as águas quentes do Oceano Atlântico para acasalar e, posteriormente para dar a luz e amamentar.
Outras espécies que são comuns no litoral brasileiro são: baleia franca, baleia-de-bride e baleia-minke-anã.
CURIOSIDADES
- O nome científico da baleia jubarte é Megaptera novaeangliae, que significa “grandes asas” e “Nova Inglaterra”, local onde a espécie foi descrita pela primeira vez;
- Está presente em todos os oceanos;
- Chega ao Brasil entre os meses de julho e novembro para se reproduzir nas águas quentes dos trópicos;
- O maior berço reprodutivo do Oceano Atlântico Sul Ocidental está no litoral da Bahia, em Abrolhos;
- Sua gestação dura cerca de 11 meses;
- O filhote costuma medir 4 metros e pesar 1,5 tonelada;
- Um adulto pode medir até 16 metros e pesar 40 toneladas, o que equivale ao tamanho de um ônibus e um carro, juntos, e ao peso de oito elefantes;
- A expectativa de vida é de 60 anos;
- Alimenta-se de krill (camarão minúsculo), especialmente nas regiões polares. E não se alimenta enquanto está na costa brasileira;
- Suas nadadeiras peitorais podem atingir até 1/3 do seu comprimento total;
- No salto, as baleias jubarte chegam a expor até 2/3 de seu corpo;
- Os machos da espécie cantam para chamar a atenção das fêmeas.
Algumas informações obtidas através do site Projeto Baleia Jubarte e todamatéria.com