26.2 C
Maricá
terça-feira, abril 1, 2025
More
    InícioHora NewsPão Saora vira patrimônio imaterial e cultural da Paraíba

    Pão Saora vira patrimônio imaterial e cultural da Paraíba

    Data:

    Últimas Notícias

    Homem é preso por matar ex-mulher atropelada em Itaguaí

    Um homem foi preso no domingo (30) por suspeita...

    Câmeras de segurança ajudam na prisão de suspeito de estupro em Maricá

    A atuação do Centro Integrado de Operações de Segurança...

    Curso ensina extração de óleos essenciais em Maricá

    O programa Farmacopeia Mari’ká promoveu, neste sábado (29/03), um...

    Uma indústria familiar e artesanal inaugurada há 74 anos no sertão nordestino ganhou o reconhecimento do Estado e virou patrimônio imaterial e cultural da Paraíba. A lei sancionada essa semana coroa o sucesso do pão de Saora (Saóra), um pão francês único produzido no município de Cajazeiras, a cerca de 470 quilômetros da capital João Pessoa.

    Conhecido como “Seu Saora”, Severino Cabral, negro, nascido em 1918, começou a trabalhar aos 9 anos de idade em padarias da região. Vinte anos depois montou sua própria padaria dentro de casa e começou a produzir um pão artesanal que conquistou a população local.

    Seu Saora morreu em 2004. A neta dele, Jana Samara, que hoje é uma das responsáveis pelo negócio, não revela a receita do pão e comemora o legado deixado pelo avô.A professora Jucileide Lacerda, de 50 anos, come o pão de Saora desde criança e explica porquê o produto é único.

    Hoje, a padaria produz cerca de 3 mil pães diários em Cajazeira, uma cidade de pouco mais de 60 mil habitantes. Em dezembro do ano passado, a família inaugurou a primeira padaria fora da cidade natal de seu Saora, passando a vender o produto também nas ruas da capital, João Pessoa. Além do pão francês artesanal, a padaria produz pães doces, com coco e mel.

    Fonte: Agência Brasil..

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui