24.1 C
Maricá
sexta-feira, maio 16, 2025
More
    InícioHora NewsPão Saora vira patrimônio imaterial e cultural da Paraíba

    Pão Saora vira patrimônio imaterial e cultural da Paraíba

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    Restaurante Mauro Alemão divulga cardápio da semana de 20 a 24 de maio

    A Secretaria de Economia Solidária, divulgou o cardápio semanal...

    Uma indústria familiar e artesanal inaugurada há 74 anos no sertão nordestino ganhou o reconhecimento do Estado e virou patrimônio imaterial e cultural da Paraíba. A lei sancionada essa semana coroa o sucesso do pão de Saora (Saóra), um pão francês único produzido no município de Cajazeiras, a cerca de 470 quilômetros da capital João Pessoa.

    Conhecido como “Seu Saora”, Severino Cabral, negro, nascido em 1918, começou a trabalhar aos 9 anos de idade em padarias da região. Vinte anos depois montou sua própria padaria dentro de casa e começou a produzir um pão artesanal que conquistou a população local.

    Seu Saora morreu em 2004. A neta dele, Jana Samara, que hoje é uma das responsáveis pelo negócio, não revela a receita do pão e comemora o legado deixado pelo avô.A professora Jucileide Lacerda, de 50 anos, come o pão de Saora desde criança e explica porquê o produto é único.

    Hoje, a padaria produz cerca de 3 mil pães diários em Cajazeira, uma cidade de pouco mais de 60 mil habitantes. Em dezembro do ano passado, a família inaugurou a primeira padaria fora da cidade natal de seu Saora, passando a vender o produto também nas ruas da capital, João Pessoa. Além do pão francês artesanal, a padaria produz pães doces, com coco e mel.

    Fonte: Agência Brasil..

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.