Integrante da Academia Catarinense de Letras, Gilberto Gerlach morreu em casa nesta quinta-feira (6)
O escritor, pesquisador e cinéfilo catarinense Gilberto Gerlach morreu nesta quinta-feira (6), aos 77 anos. Figura icônica, Gilberto era morador de São José, na Grande Florianópolis.
“Foi um grande! Aprendi muito com ele, que vá na luz e no amor”, escreveu a cineasta Luiza Lins. “Lamentável, devo a ele os melhores filmes que assisti na vida”, disse Neno Brazil. Ainda não há informações sobre o velório e enterro.
Gilberto Gerlach, que morreu vítima de um infarto em casa, ficou conhecido por sua paixão pelo cinema e por administrar o cineclube Nossa Senhora do Desterro, no CIC (Centro Integrado de Cultura), fundado em 1968.
Cinéfilo de carteirinha, Gerlach chegou a conhecer os atores Clint Eastwood e Elizabeth Taylor e o diretor japonês Akira Kurosawa. O pesquisador considerava maio o melhor mês do ano, pois era quando se mudava para a Europa, com a mulher Carmen Lúcia e desfrutava do Festival de Cannes, onde teve presença cativa por quase duas décadas.
Em novembro de 2011, Gerlach foi eleito membro da ACL (Academia Catarinense de Letras) e passou a ocupar a cadeira que pertenceu ao historiador Carlos Humberto Corrêa (1941-2010).
Ele é autor de livros importantes como “São José da Terra Firme” (2007), “Desterro” (2010), “Ilha de Santa Catarina – Florianópolis” (2015) e “Colônia Blumenau no Sul do Brasil” (2019).
Em janeiro de 2020, Gilberto Gerlach concedeu entrevista ao ND+ e falou sobre a ligação com à sétima arte.
Veja nota de falecimento:
Com grande pesar que nós amigos de Gilberto Gerlach, mantedores da página no facebook, comunicamos seu falecimento hoje, dia 06 de maio de 2021. Desejamos para a família e para comunidade cinematográfica força e paz neste momento tão triste.
Fonte: ND Mais.