32.4 C
Maricá
quinta-feira, abril 3, 2025
More
    InícioHora NewsVeja o porquê da Lagoa Vermelha, localizada entre Saquarema e Araruama é...

    Veja o porquê da Lagoa Vermelha, localizada entre Saquarema e Araruama é idêntica ao Mar Morto

    Data:

    Últimas Notícias

    Itaboraí reforça compromisso com o autismo e amplia atendimento especializado

    No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), Itaboraí...

    Duas mulheres trans são presas por extorquir turista norueguês em Copacabana

    Duas mulheres trans foram presas em flagrante, nesta quarta-feira...

    Policial militar é morto a tiros dentro de carro na Avenida Brasil

    O policial militar Marcelo José Batista foi encontrado morto...

    Por incrível que pareça o município de Saquarema tem uma lagoa que chega a ser comparada ao Mar Morto, o lago é conhecido como Lagoa Vermelha, situado entre a Vilatur (Saquarema) e Praia Seca (Araruama). Porque esta baía chega a ser igual o Mar Morto? Isso é por causa da hipersalinidade de suas águas, além disso, a presença de hidrogênio sulfuroso é excelente para banhos.

    A Lagoa Vermelha tem esse nome devido às algas avermelhadas que se encontram na região. Vale destacar que o local tem uma vegetação de Restinga, com diversas bromélias colorindo a orla.

    O secretário de Cultura de Saquarema, Manoel Vieira, disse: “São águas cristalinas e a pessoa não afunda, então o pessoal costuma chamar de Mar Morto de Saquarema, por conta da hipersalinidade da água“.

    O percurso até o lago é feito por uma trilha que dura cerca de 45 minutos. Lembrando que a visitação tem que ser feita com guias ambientais.

    Possui potencial para banho medicinal devido sua alta concentração salina e a presença de hidrogênio sulfuroso, preconizados no tratamento de doenças de pele e reumáticas.

    O local abriga várias espécies ameaçadas de extinção e endêmicas. A Lagoa Vermelha também é Patrimônio Natural, Geológico e Científico de Saquarema.

    No passado geológico mais recente, a Lagoa Vermelha mantinha contato com o mar durante o período das ressacas. Até hoje é possível verificar as evidências.

     

     

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui