23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSaúdeAnvisa amplia prazo de medidas que facilitam acesso a kit intubação

    Anvisa amplia prazo de medidas que facilitam acesso a kit intubação

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá aposta em fábrica de conservas para impulsionar pesca local

    A cidade de Maricá está dando um novo passo...

    Governo lança plano com 45 ações para proteger crianças e adolescentes

    O Governo Federal apresentou nesta quinta-feira (10), em Brasília,...

    Maricá FC anuncia seis reforços para a disputa da Série D

    O Maricá Futebol Clube apresentou nesta semana seis novos...

    Maricá reforça protagonismo das cidades em reunião do BRICS+ no Irã

    O vice-prefeito de Maricá, João Maurício de Freitas, representou...

    Infarto: sintomas, diagnóstico e cuidados essenciais

    Embora o infarto seja frequentemente associado a episódios súbitos...

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou o prazo das medidas que permitem , em caráter excepcional, a liberação para distribuição de medicamentos antes da conclusão dos testes de controle de qualidade e liberação dos lotes para uso após os resultados de sete dias do teste de esterilidade. As medidas visam agilizar o acesso, principalmente, aos medicamentos do chamado “kit intubação”, segundo nota divulgada ontem (20) pela agência.

    As medidas que foram prorrogadas permitem a liberação dos lotes de medicamentos após os resultados do teste de esterilidade em tempo reduzido e também que os produtos sejam transportados às distribuidoras e instituições de saúde enquanto são feitos os testes de qualidade. Entretanto, o medicamento só poderá ser utilizado após o fabricante comunicar sobre a aprovação do produto nos testes de esterilidade, no tempo de sete dias de incubação.

    Segundo nota da Anvisa, o tempo mais curto do teste de esterilidade não presenta um risco para os pacientes, pois este teste, que é realizado no produto acabado, deve ser considerado apenas como uma das últimas medidas de controle pelas quais é assegurada a esterilidade. “No entanto, outras medidas são utilizadas ao longo da produção para garantir a esterilidade de um medicamento estéril.”

    A Anvisa também informou que vem monitorando os medicamentos e lotes fabricados dentro dessa medida. “Desde a concessão, 23 medicamentos e aproximadamente 40 milhões de unidades farmacotécnicas foram liberados para distribuição anteriormente à execução e conclusão dos testes de controle de qualidade, totalizando 597 lotes de 29 empresas”, informou a agência.

    Fonte: Agência Brasil.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui