24.1 C
Maricá
sexta-feira, maio 16, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíItaboraí: Hospital ganha espaço para atender mulheres vítimas de violência

    Itaboraí: Hospital ganha espaço para atender mulheres vítimas de violência

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    Restaurante Mauro Alemão divulga cardápio da semana de 20 a 24 de maio

    A Secretaria de Economia Solidária, divulgou o cardápio semanal...

    As mulheres de Itaboraí vítimas de violência física e sexual poderão contar a partir desta terça-feira (25/05) com o Espaço Mulher Iramária Ramos Ataíde. Um local pensado para acolher e prestar atendimento especializado e humanizado dentro do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. Inaugurado nesta manhã, o espaço da mulher funcionará 24 horas por dia e contará com consultório exclusivo, onde as vítimas terão atendimento e acolhimento de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo. O espaço também ganhou uma sala kids para acolher as crianças que muitas vezes acompanham essas mulheres vítimas.

    Fruto da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, o espaço mulher foi um pedido da juíza titular da 2ª Vara Criminal e Juizado de Violência Doméstica, Juliana Cardoso Monteiro Barros, quando visitou o hospital pela primeira vez este ano e relatou a necessidade de se ter um local privado e acolhedor, no qual as mulheres vítimas de violência poderiam ser atendidas e encorajadas a denunciar o agressor, servindo assim de exemplo para outras mulheres.

    “Quando recebemos a Drª Juliana pela primeira vez, conversamos sobre a necessidade da cidade ter um espaço exclusivo para as mulheres. Pensamos nesse local com muito carinho e amor para que elas se sentissem seguras e acolhidas. Todos os pacientes que chegam ao hospital são recebidos por uma equipe preparada para identificar as mulheres vítimas de violência. Assim, que é feita essa identificação, ela agora poderá ser levada para o espaço da mulher onde terá um atendimento privado e especializado. Toda a rede de apoio será acionada para proteger essas vítimas”, explicou a diretora do Hospital Desembargador Leal Junior, Patrícia Rodriguez, a pedido do prefeito, Marcelo Delaroli, que estava no evento e cedeu sua vez para que apenas mulheres falassem na inauguração.

    Além da presença da juíza, do prefeito, Marcelo Delaroli, e da diretora do hospital, participaram da solenidade, os secretários municipais de Saúde, Sandro Ronquetti; de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo; a primeira-dama do município, Pâmela Delaroli; o Ouvidor da Prefeitura, Faustino Rodriguez e os familiares da professora Iramária Ramos Ataíde, que dá o nome ao espaço mulher. Já falecida, a pedagoga recebeu a homenagem por ter dedicado a sua vida na cidade para alfabetizar servidores municipais e implementar valores de cidadania na evangelização de crianças. O prefeito e a primeira-dama entregaram uma placa e flores para os familiares presentes ao evento.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.