Passageiros a bordo de um avião da Delta Airlines, que saiu de Los Angeles com destino à Atlanta, nos Estados Unidos, passaram por um apuro pra lá de insano na última sexta-feira (11). Isso porque Stephon Duncan, um comissário de bordo fora de serviço, entrou em uma briga ferrenha com membros da tripulação perto da cabine do piloto. A situação ficou tão tensa, que os comissários precisaram pedir a ajuda de passageiros para detê-lo. Meu Deus!
A situação, é claro, causou pavor nas pessoas presentes. Nos registros dos momentos de tensão, que viralizaram na web ao longo do fim de semana, é possível ouvir uma mulher clamando por ajuda aos berros, enquanto a equipe tenta, em vão, subjugar o homem. Segundo o TMZ, não se sabe o que desencadeou a atitude de Duncan. Veja:
🚨#BREAKING: Someone tried hijack Flight from LAX to ATL
Terrifying moment a man is restrained by passengers & crew near cockpit. As he was trying to open the door to the outside. Delta Flight 1730 (LAX ATL) which made a emergency to Oklahoma City pic.twitter.com/TRcHoi356Y
— R A W S 🚨 L E R T S (@rawsalerts) June 12, 2021
Que angústia, meu Deus! A falta de controle de Stephon era tanta, que testemunhas revelaram que os comissários de bordo convocaram “homens aptos” nos alto-falantes e os aconselharam a seguir até a frente do avião para ajudá-los a deter Stephon. Pelo menos dois passageiros atenderam ao chamado e, com a ajuda de um membro da equipe, prenderam o homem descontrolado e o mantiveram no chão, imobilizado, enquanto ele se debatia e gritava.
I am on this flight, here’s another look pic.twitter.com/ItsqC37F7H
— Steve Denton (@SRDenton) June 12, 2021
Segundo uma das testemunhas do ocorrido, o passageiro Ali Burns, o comissário insano teria tentando seqüestrar o vôo e abrir uma das portas da saída de emergência enquanto a aeronave ainda estava no ar. “Alguém tentou seqüestrar nosso avião. O homem anunciou que precisávamos estar perto de nossas máscaras de oxigênio e tentou abrir a porta. Eles então chamaram todos os ‘homens fortes’ para a frente do avião para contê-lo”, escreveu. Burns disse, ainda, que Stephon estava tentando abrir a porta para o exterior e não para a cabine do piloto.
The man made an announcement that we needed to be close to our oxygen masks & proceeded to try & open the door. They then called all the “strong men” to the front of the plane to restrain him. We ended up landing in OKC as it was the closest airport to us.
— AB (@alifuckingburns) June 12, 2021
Darren Genet, um dos passageiros que ajudou a conter Duncan, também deu sua versão da história em entrevista à ABC News. “Nós o seguramos e ele estava gritando e chorando”, disse Genet. “Um dos homens no vôo era um fuzileiro naval e ele nos ajudou a colocar as algemas [em Duncan]. A essa altura, ele [Stephon] estava meio que se desculpando”, relatou.
Ainda segundo o TMZ, após a confusão, o vôo teve de ser redirecionado para um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Will Rogers, em Oklahoma City. Uma vez que estavam a salvo em terra firme, as autoridades se envolveram. O porta-voz da polícia local, Jermaine Johnson, disse à ABC News que Duncan ameaçou “derrubar o avião”. A polícia disse, ainda, que o homem apresentava sinais de doença mental e foi levado ao hospital após reclamar de dores no peito.
Na seqüência, a Delta Airlines emitiu um comunicado sobre o ocorrido, alegando que não se tratou de uma tentativa de seqüestro e que tudo não passou de uma briga. “Agradecemos à tripulação e aos passageiros do Vôo Delta 1730 que ajudaram a deter um passageiro indisciplinado enquanto o vôo era desviado para Oklahoma City (OKC). A aeronave pousou sem incidentes e o passageiro foi removido pelas autoridades policiais. Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo atraso e qualquer inconveniente adicional que isso tenha causado”, disse o porta-voz da companhia aérea, que compartilhou, ainda, que o voo continuou para Atlanta depois que a polícia fez uma busca na aeronave.
Fonte: Uol.