22.8 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioHora NewsDocumentários marcam presença no primeiro dia da Mostra Online de Cinema de...

    Documentários marcam presença no primeiro dia da Mostra Online de Cinema de Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    Foto: Marcos Fabricio 

     

    A exibição dos filmes da I Mostra Online de Cinema de Maricá começa nesta segunda-feira (21/06) com sessões às 16h, 19h e 21h, transmitidas simultaneamente pelas redes sociais da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube.

    O evento inédito, lançado no último sábado (19/06), acontece até o dia 30 de junho. Entre as obras estão documentários sobre artistas, poetas, pensadores e músicos brasileiros, além de filmes premiados em festivais nacionais e internacionais.

    O primeiro filme da mostra é o documentário “Henfil”, da diretora Angela Zoé. Lançado em dezembro de 2018, a obra mostra uma proposta curiosa feita a uma turma de jovens animadores que é tentar trazer para a atualidade as obras do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho, o Henfil, falecido em quatro de janeiro de 1988.

    Já o segundo documentário é “Aldir Blanc – Dois pra lá, dois pra cá”, uma cinebiografia do compositor, poeta e cronista carioca Aldir Blanc, morto em 2020, vítima da Covid19. Dos diretores Alexandre Ribeiro de Carvalho, André Sampaio e José Roberto de Morais a obra, lançada em 2004, tem como contexto a Zona Norte do Rio de Janeiro e também traz as primeiras incursões nos ensaios na quadra do Salgueiro e os blocos de carnaval do Estácio e subúrbio do Rio; os saraus de música e poesia em Paquetá e a participação nos Festivais da Canção no final dos anos 60 e início dos 70.

    Fechando o primeiro dia da Mostra está o documentário de 2017, “Dedo na Ferida” do cineasta Silvio Tendler. Abordando o sistema financeiro e suas contradições, o filme faz um questionamento a respeito do discurso das autoridades financeiras de que não podemos gastar mais do que arrecadamos. Através de diversas entrevistas, é composto um panorama de como o capital pode influenciar a política, os governos e a vida cotidiana de qualquer pessoa.

    Serviço:

    Segunda-feira – 21/06 – Exibição nas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube.

    16h – HENFIL – de Angela Zoé

    19h – ALDIR BLANC – DOIS PRA LÁ DOIS PRA CÁ – de André Sampaio, Alexandre Ribeiro de Carvalho e José Roberto de Moraes

    21h – DEDO NA FERIDA – de Silvio Tendler

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui