26.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 4, 2025
More
    InícioHora NewsMuita música brasileira vai rolar na I Mostra Online de Cinema de...

    Muita música brasileira vai rolar na I Mostra Online de Cinema de Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá e Enel criam comitê para melhorias na rede elétrica

    Maricá deu mais um passo para garantir melhorias na...

    Passageira segue em estado grave após salto de ônibus durante assalto

    Greice do Nascimento, de 38 anos, continua internada em...

    PM apreende submetralhadora e prende dois em São João de Meriti

    Duas ações da Polícia Militar, realizadas nesta quinta-feira (3)...

    PM prende chefe do tráfico em Rio Bonito com armas e drogas

    A Polícia Militar prendeu, na noite desta quinta-feira (3),...

    Nesta quinta-feira (24/06) o melhor da música popular vai se fazer presente no terceiro dia de exibição da I Mostra Online de Cinema de Maricá. Às 16h tem “Semente da Música Brasileira” com grandes nomes do samba noventista. Às 19h é a vez dos sambistas do bairro de Oswaldo Cruz soltarem a voz no longa “Paulo da Portela – O seu nome não caiu no esquecimento” e, às 21h, tem “Cauby – Começaria tudo outra vez” interpretando canções que vão de Bossa Nova até o rock’n roll.

    Da diretora Patrícia Terra, o documentário “Semente da Música Brasileira”, lançado em 2018, narra a história do bar que virou reduto da nova geração de sambistas e músicos da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. O Bar Semente, responsável pela renovação do samba e da música instrumental dos anos 90 na capital carioca, apresenta toda uma nova geração de músicos como Yamandu Costa, Teresa Cristina, Roberta Sá, Zé Paulo Becker e Moisés Marques.

    Dirigido por Dermeval Netto e lançado em 2001, “Paulo da Portela – O seu nome não caiu no esquecimento” foi concebido para celebrar o centenário de nascimento de Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela, um dos fundadores da escola de samba cujo nome foi incorporado ao seu. Além de compositor consagrado, Paulo sempre trabalhou em prol do reconhecimento e valorização do samba, liderando com extrema diplomacia o grupo de sambistas do bairro de Oswaldo Cruz e atuando fortemente contra a discriminação dos negros. O documentário conjuga informação histórica e musical, crônica poética e a dramatização de algumas cenas importantes da vida do compositor.

    Lançado em 2013 o documentário “Cauby – Começaria tudo outra vez” mostra a trajetória de Cauby Peixoto, considerado por muitos o maior cantor do país e uma figura icônica na música brasileira. O longa aborda momentos decisivos da vida e da carreira do cantor, além de entrevistas e registros de shows. O filme utiliza depoimentos de fãs e de artistas como Maria Bethânia, Emílio Santiago, Agnaldo Timóteo e Agnaldo Rayol, além dos pesquisadores Ricardo Cravo Albin e Rodrigo.

    A I Mostra Online de Cinema de Maricá acontece até 30 de junho, sempre com três sessões (às 16h, 19h e 21h) por dia, transmitidas simultaneamente pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura de Maricá no Facebook e no Youtube.

     

    Serviço:

    Quinta-feira – 24/06 – Exibição nas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube.

    16h – SEMENTE DA MÚSICA BRASILEIRA – de Patrícia Terra

    19h – PAULO DA PORTELA – de Dermeval Neto

    21h – CAUBY – de Nelson Hoineff

    Fonte: PMM

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui