Professores e profissionais da ativa ou licenciados de Educação das redes pública e privada de todo o Estado do Rio de Janeiro podem participar das oficinas do projeto Praça da Ciência Itinerante, da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Divididas nos campos da Arte, Ciência, Matemática e Biologia, as oficinas foram reformuladas e há novidades em relação à oferta anterior, como as de Terrário e Solo Vivo. As inscrições estão abertas até o dia 10 de julho, por meio do link https://forms.gle/FJE8F9NSfbzbAkYGA . Após a confirmação da inscrição, o candidato receberá um e-mail com instruções para o acesso e a lista de material.
“Essa é uma excelente oportunidade para que os professores sigam em constante atualização, podendo proporcionar novas perspectivas e formas de lecionar. Esse processo faz com que as aulas sejam mais dinâmicas e nossos alunos despertem cada vez mais interesse pela ciência, além de outras áreas. Aos que puderem, não deixem de se inscrever”, disse o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.
O objetivo das oficinas, que serão realizadas no período de 12 a 23 de julho, é contribuir para a prática dos docentes e a aprendizagem significativa dos alunos. Como será realizada de forma virtual, utilizando um modelo de “mural didático colaborativo”, todos os participantes farão suas contribuições e irão interagir, em tempo real, em uma página on-line. Terá direito ao certificado quem atingir 75% de aproveitamento.
“Com a pandemia, em que os profissionais de Educação precisaram se adaptar a esse novo momento, os professores da Praça da Ciência Itinerante reformularam as oficinas, que passaram a ser virtuais. E, nessa nova edição, além das já oferecidas anteriormente, teremos novas propostas para que os docentes possam participar e levar essas experiências para os alunos”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogério Pires.
Confira as oficinas:
– Arte, Ciência e Vida e Têmpera, ambas com o professor Francisco Lima
– Dobrando e Desdobrando a matemática através do origami, da professora Rosana Gomes
– Terrário, ministrada pela professora Célia Maria Santiago
– Modelo didático – Introdução à biologia viral, com a professora Laura Cordioli
– Solo vivo, com a professora Tayana Sheiffer
– Qual a sua marca na Terra, com os professores Rodrigo Machado e Filipe Fratte
As dúvidas devem ser encaminhadas para o endereço: [email protected].