22.9 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta RioCabo Frio capacita Guarda Civil Municipal para atuação na garantia dos direitos...

    Cabo Frio capacita Guarda Civil Municipal para atuação na garantia dos direitos das mulheres

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A Prefeitura de Cabo Frio encerrou, nesta quarta-feira (14), o primeiro ciclo de capacitações intersetoriais com a Guarda Civil Municipal. Segundo a secretária de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário, a iniciativa surgiu da necessidade de capacitar os servidores com relação ao tratamento dispensado às mulheres.

    “Vimos a necessidade de capacitar a equipe para um atendimento e um acolhimento mais humanizado, principalmente às mulheres. Por isso envolvemos diversas pastas como Secretaria da Melhor Idade, Superintendência LGBTI+, Superintendência de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Secretaria da Criança e do Adolescente, entre outras, pois em todas elas temos variados perfis deste público”, explicou Aglaia.

    Segundo a secretária adjunta de Direitos Humanos, Carla Rodrigues, a primeira capacitação teve início no dia 09 de junho tratando de temas como Direitos Humanos, população LGBTI+ e sufrágio feminista, e encerrou nessa quarta (14) com a Superintendência dos Direitos da Mulher realizando uma apresentação sobre temas relacionados à Lei Maria da Penha.

    A coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Ludmila Roque, definiu a capacitação como uma sensibilização voltada à quebra de paradigmas culturais.

    “O Guarda Municipal, responsável pela proteção do patrimônio público e segurança do munícipe, precisa ter o conhecimento não somente da Lei Maria da Penha, como também de todo o contexto que envolve as mulheres vítimas de violência”, destacou.

    Segundo a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes, a sensibilização será estendida para toda a corporação.

    “O objetivo dessa ação intersetorial é capacitar os guardas através de estudos e rodas de conversas, com a participação das pastas envolvidas para aprimorar o atendimento à população, principalmente às mulheres. Por isso, encerramos agora esse primeiro ciclo de capacitação, e já estamos preparando o segundo: entre os dias 26 e 29 de julho estaremos nos turnos da manhã e tarde junto aos guardas do primeiro distrito, e entre os dias 09 e 12 de agosto realizaremos essa sensibilização com os guardas de Tamoios”, informou Tânia.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui