23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá segue vacinando segunda dose e pessoas com deficiência contra a Covid-19

    Maricá segue vacinando segunda dose e pessoas com deficiência contra a Covid-19

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...

    O calendário de vacinação para a primeira dose de imunizante contra a Covid-19 está suspensa em Maricá, desde a última quinta-feira (15/07), devido à baixa quantidade de vacinas recebidas pela Secretaria de Saúde, fornecidas pelo Ministério da Saúde MS) e distribuídas através da Secretaria de Saúde do Estado (SES).  Sendo assim, o calendário de vacinação pode ser adiantado, interrompido ou atualizado, a qualquer tempo, na dependência do fornecimento de novas doses. 

    A remessa recebida no dia 16 de julho foi insuficiente para o reinício da vacinação (790 doses) e a do dia 17 de julho (1.990 doses) permitiria avançar somente em uma idade. No entanto, a definição sobre como as vacinas serão utilizadas – como 1ª ou 2ª dose – depende de uma definição por parte do Ministério da Saúde. 

    Apesar de o quantitativo recebido ser considerado insuficiente face à demanda, a cidade mantém a vacinação de D2 e utilizará as remessas recentes para ações especiais nesse sentido, como a aplicação de D1 para pessoas com deficiência, que acontecerá no próximo dia 21. 

    “A vacinação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 será retomada tão logo o ministério da saúde disponibilize os imunizantes para esse fim. Reiniciaremos com a idade de 38 anos”, garantiu a subsecretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira. 

    A subsecretária explicou que a partir desta segunda-feira (19/07), a segunda dose de vacina, para as pessoas que receberam a 1ª dose em Maricá, poderá ser aplicada em dois novos polos exclusivos para a 2ª dose, além dos polos já existentes. São eles: Escola Especial Rynalda Rodrigues da Silva, Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, s/nº, Centro (atrás da Rodoviária) e Escola Municipal Marquês de Maricá, Rua 83, s/nº (ao lado da UPA Santa Rita). O Objetivo é direcionar a 2ª dose para esses novos polos de modo a evitar aglomeração naqueles que fazem a 1ª dose. 

    “A vacinação não parou em Maricá. Temos reservadas todas as 2ªs doses recebidas, e é fundamental que todos os que tomaram a 1ª dose das vacinas CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer completem a sua imunização. São necessárias duas doses dessas vacinas para atingirmos a eficácia demonstrada nos estudos”, alertou a subsecretária de Saúde. 

    A Prefeitura destaca que na 1ª quinzena de julho, foi concluída a aplicação da 1ª dose em todos os profissionais de saúde e seus auxiliares da rede pública e privada, incluindo os das farmácias e academias; nos das forças de segurança e salvamento, incluindo a guarda municipal, PROEIS, bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil e Guarda Florestal; nos da educação básica e superior da rede pública e privada, incluindo os dos cursos de idiomas e profissionalizantes; nos do transporte rodoviário coletivo público e privado, incluindo ônibus, vans regulares e de transporte escolar; nos do transporte aeroviário; nos da limpeza urbana pública; nos trabalhadores dos Correios; nos trabalhadores dos bancos e nos trabalhadores da imprensa e comunicação, registrados em Maricá. 

    Com 40% da população da cidade tendo recebido pelo menos uma dose de vacina, Maricá desde o início da campanha de imunização vem alertando o estado sobre a defasagem no critério demográfico usado no estabelecimento das cotas, o Censo de 2010. O índice aponta população de 124.500 habitantes, mas o próprio IBGE atualizou o cálculo em 2020 para 164.500 habitantes e certamente o número real é até maior hoje, já que muita gente escolheu a cidade para fazer o isolamento social com qualidade de vida. 

    Fonte: PMM.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui