A Cedae, concessionária que deveria prestar o serviço de fornecimento de água encanada em Maricá, está há pelo menos dois meses sem levar o serviço a moradores do bairro Pedreiras, na região central de Maricá.
Segundo um morador da rua Sargento Pedro Pereira Cabral, a concessionária informa que não há sequer previsão de retorno do abastecimento. “Já pedimos caminhão pipa na Cedae e com a privatização está sem previsão de entrega. E infelizmente os moradores estão pedindo socorro! Cadê a água?” Questionou o morador Sandro Martins.
A assessoria da Cedae informou que a escassez tem causado o desabastecimento na região e o nível do Rio Ubatiba está baixo, deixando o sistema operando apenas com 35% da capacidade de produção e fornecimento de água tratada. Com essa estiagem, diversos bairros sofrem com o desabastecimento como Barra de Maricá, Centro, Mumbuca, Itapeba, Boqueirão, Flamengo, Caxito, Araçatiba, entre outros atendidos pela Cedae.
Não é de hoje o problema de desabastecimento de água em Maricá. Diversos bairros ainda não possui sequer as tubulações de água e muito menos esgoto tratado. Mesmo com a criação da empresa pública de saneamento, a Sanemar, menos de 10% da cidade tem esgoto tratado.
Bairros como São José do Imbassaí e Cordeirinho ainda não possuem água e nem esgoto tratado e as ligações clandestinas de esgoto na rede de águas pluviais contribui ainda mais para a poluição dos canais, rios e lagoas de Maricá.
Fonte: Maricá Info.