24.5 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíAção de conscientização e combate à Hanseníase em Itaboraí

    Ação de conscientização e combate à Hanseníase em Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Conexão Maricá-Paris: jovens atletas de handebol de praia partem para intercâmbio na França

    Nesta quarta-feira (30/10), quatro aviões do Voa Maricá decolaram...

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...
    Em alusão ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, celebrado nesta quinta-feira (05/08), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu uma ação informativa a respeito da doença para a população, na Unidade de Saúde da Família Maria do Rosário Oliveira, em Apolo II.
    Comandada por profissionais do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, a ação contou com palestras sobre as formas de identificar e tratar a hanseníase, em que foram distribuídos panfletos e cartilhas com informações sobre sintomas e transmissão da doença. Além disso, também foi disponibilizado atendimento com dermatologista para os moradores da região.
    Atualmente, o município tem 25 pacientes em tratamento de polioquimioterapia (PQT), além de outras dezenas de pessoas em tratamento de reação hansênica. A coordenadora do programa, Vanesca Temóteo Rodrigues, destaca a importância do diagnóstico precoce no combate à doença.
    “A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Além da pele, ataca os nervos e pode causar incapacidade física. Com o diagnóstico precoce, conseguimos reverter o quadro de muitos pacientes. O objetivo dessa ação é fazer a busca ativa, que é identificar possíveis suspeitas da doença. Os principais sintomas são as manchas, perda de sensibilidade e alteração de nervos”, explicou a coordenadora.
    A doença tem cura e o tratamento é gratuito, promovido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Referência para outros municípios da região, o Programa Municipal de Controle da Hanseníase fica localizado no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI), em Quissamã.

    Fonte: Prefeitura de Itaboraí.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui