20.6 C
Maricá
sábado, novembro 23, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá assina convênio com a Fiperj que irá beneficiar pescadores

    Maricá assina convênio com a Fiperj que irá beneficiar pescadores

    Data:

    Últimas Notícias

    Traficante é preso e adolescente apreendido com armas e drogas em itaipuaçu

    Na tarde da última quinta-feira (21), uma operação do...

    Previsão do tempo: Chuva e céu nublado são esperados

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá...

    Restaurante Mauro Alemão Divulga Cardápio da Semana

    A Secretaria de Economia Solidária, publicou o cardápio semanal...

    Maricá Abre Inscrições para Curso Gratuito de Informática

    A Prefeitura de Maricá, em parceria com o SENAI/SESI...

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, assinou nesta quarta-feira (04/08) o novo termo de cooperação técnica com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). A cidade foi uma entre as 15 beneficiadas. O convênio irá beneficiar os pescadores artesanais, inclusive com a inclusão do pescado na merenda escolar da rede municipal de ensino.

    Para o secretário da pasta, Júlio Carolino, com a assinatura do termo, além de garantir um posto da Fiperj no município, trará melhorias para a pesca local.

    Foto: Anselmo Mourão

    “Esse posto é muito importante para apoiar nossos pescadores. Através deste termo de cooperação estaremos apoiando ainda mais a piscicultura no município. Não podemos esquecer que esse é o órgão que vai emitir o documento de aptidão para o pescador, permitindo que ele possa colocar o seu pescado na merenda escolar. Com isso, teremos a documentação necessária para que os alunos consumam o peixe trazido da nossa região”, afirmou o secretário, explicando que pretende instalar containers próximos as lagoas para que os pescadores possam não só filetar o peixe (cortar o peixe) como comercializar.

    “O termo vai dar oportunidade de atender tanto ao produtor rural, quanto ao pescador, inserindo nas políticas públicas aplicadas no estado. A partir da assinatura deste termo podemos desenvolver projetos e captar recursos que irão ajudar no dia a dia da produção rural e do pescador”, disse Filipi Pereira, extensionista da Fiperj e representante do órgão em Maricá.

    Foto: Anselmo Mourão

    Segundo o presidente da Associação de Pescadores de Ponta Negra, Valdir Pacheco, o acordo representa um passo importante para aqueles que vivem da pesca. “Com certeza é uma vitória para os pescadores. Hoje o nosso peixe não fica em Maricá. Os caminhões chegam, pegam os peixes e levam para outras cidades. Essa oportunidade que está se dando vai ser muito boa para termos um local onde poderemos filetar os peixes e vender”, comemorou o presidente da Associação de Pescadores de Ponta Negra, Valdir Pacheco.

    Além de Maricá, outros municípios foram beneficiados com o termo de cooperação: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Cordeiro, Guapimirim, Italva, Itaperuna, Maricá, Miracema, Paraíba do Sul, Rio das Flores e Rio das Ostras.

    Fonte: PMM.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui