23.1 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá: Terceira edição do Fórum Permanente de Atenção Psicossocial acontece nesta terça...

    Maricá: Terceira edição do Fórum Permanente de Atenção Psicossocial acontece nesta terça (10)

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...

    Nesta terça-feira, dia 10/08, às 9h, a Secretaria de Saúde de Maricá vai realizar a 3ª edição do Fórum Permanente de Atenção Psicossocial, com o tema “Atenção à Crise ” em Saúde Mental. O fórum se propõe a discutir, em encontro online pela plataforma Zoom, os desafios e as estratégias de atenção à crise fundamentadas no modelo de atenção psicossocial.

    De acordo com a gerente da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Edna Francisca, espaços de diálogo e troca ampliam estratégias de cuidado, além de valorizar e fortalecer o conceito de Atenção Psicossocial e suas diretrizes.

    “Podemos pensar que este é um dos grandes desafios da Reforma Psiquiátrica. Atualmente, este tema e, de forma particular, os referentes ao consumo prejudicial de álcool e/ou drogas são eixos que provocam fortes discussões no que se refere à capacidade de implementação e execução do cuidado em liberdade”, reitera Edna.

    Os palestrantes são Edmar Oliveira, psiquiatra, escritor, ex-consultor do Ministério da Saúde, e ex-diretor do Instituto Municipal Nise da Silveira; e Patrícia Cavalcanti Schmid, psiquiatra EMAP Maricá, mestre pelo IPUB / UFRJ e doutoranda pelo IPUB / UFRJ; além de debate com as equipes e diretores do Caps. Segundo a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Shirley Linhares, o espaço coletivo do Fórum é de grande importância para o fortalecimento das práticas de atenção a crises.

    “Elas são pautadas no modelo psicossocial e de integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado não somente nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mas também com os pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como atenção hospitalar e urgência e emergência”, afirma Shirley.

    O Fórum é direcionado para profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde; RAPS; Conselho Municipal de Saúde e demais Conselhos, Rede Intersetorial, entre outros. Para acessar o fórum online é só acessar o link: https://conasems-br.zoom.us/j/95043626157?pwd=KzZOa3JualhHWEFnK0lhNWd0YTJTZz09

    Fonte: PMM.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui