A Prefeitura de Itaboraí, através do Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), inicia a edição 2021 da campanha de vacinação antirrábica na próxima quarta-feira (08/09) até 25 de novembro, sempre das 9h às 14h, dividida em 12 etapas passando por 60 bairros da cidade.
Quem tiver cão ou gato, a partir de quatro meses de idade, deverá levar o animal para ser vacinado. Fêmeas prenhas não devem ser vacinadas, mas as que estão amamentando podem. O responsável pelo animal deverá ficar atento quando a campanha estiver na sua localidade e se possível levar junto a caderneta de vacinação do animal. Os primeiros bairros a receberem a campanha de quarta-feira (08/09) até sexta-feira (10/09) serão: Centro, Esperança, João Caetano e Apolo II.
A vacinação é gratuita e a Prefeitura de Itaboraí reforça que essa é a única forma de prevenção contra a raiva, que é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, inclusive humanos, causada pelo vírus de mesmo nome. Apesar de, nos últimos anos, não haver registros da raiva em humanos, cães e gatos no estado, a população não pode deixar de manter a vacinação em dia. Entre as enfermidades infecciosas de origem viral, a raiva é a única, em relação a seu alcance e ao número de vítimas, que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos.
“A raiva animal é uma zoonose perigosa, que pode ser transmitida para o ser humano e, muitas vezes, pode ser letal. Um animal infectado pode transmitir o vírus por meio de mordidas e arranhões para seus donos, por isso é tão importante manter nossos amigos saudáveis com a vacinação em dia”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância de Vetores de Zoonoses (DVVZ), Adriano de Paula.