22.3 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioMeio AmbientePescadores de Maricá aguardam análise do INEA sobre mortandade de peixes na...

    Pescadores de Maricá aguardam análise do INEA sobre mortandade de peixes na lagoa

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    Nesta quarta-feira (08/09) o Gazeta 24 Horas Rio foi entrevistar os pescadores de Ponta Negra (Maricá RJ), os trabalhadores esclareceram algumas dúvidas sobre o caso que envolve as mortes de peixes no canal, lagoa e praia de Ponta Negra no último sábado (04/09).

    Ainda no dia 4 de setembro a Prefeitura de Maricá acionou o INEA sobre fenômeno recorrente de mortandade de peixes nas lagoas. De acordo com os pescadores, o INEA deverá visitar a região e coletar as amostras na próxima quinta-feira (09/09).

    Segundo informações, ainda não há registros de pessoas que passaram mal após comer os peixes da região, os próprios pescadores disseram que consumiram os peixes e até o momento não se sentiram mal.

    Para os moradores da localidade isso não é algo normal, pois esses casos costumam acontecer mais nas lagoas de Jacaroá ou de Araçatiba.

    O Secretário de Agricultura, Pesca e Pecuária, Julio Carolino, afirmou que não houve nenhum registro no Hospital Conde Modesto Leal sobre casos de pessoas que passaram mal ao consumir os animais e que está a espera do INEA.

    Vale destacar que a maioria dos peixes nas peixarias não são do canal e lagoa de Ponta Negra, sendo assim não há motivos para desespero.

    NOTA DA PREFEITURA DE MARICÁ

    “Secretaria de Agricultura e Pesca afirma que pescas ocorridas após o fenômeno apresentaram pescados de qualidade garantida para o consumo.

    A propósito do episódio de mortandade de peixes em Ponta Negra, ocorrido neste sábado (04/09), a coordenação de Vigilância Em Saúde da Prefeitura de Maricá informa e tranquiliza a população da cidade que:

    . Não houve nenhum registro de atendimento nem de hospitalização de pessoas nas unidades de saúde municipais relacionado à suposta ingestão daqueles peixes;

    . O fenômeno aconteceu isoladamente e apenas naquele sábado, sem repetição nos dias seguintes;

    . A Vigilância Sanitária realiza periodicamente a fiscalização de estabelecimentos que comercializam pescados afim de garantir a sua qualidade.

    . A Associação de Pescadores de Ponta Negra, por meio de seu presidente, Valdir Ferreira, assegurou, em reunião nesta quarta-feira, 08/09, com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, a responsabilidade e a consciência dos pescadores, que jamais se prestarão a comercializar pescados se não estiverem em boas condições;

    . Acionado pela Prefeitura, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) estará no município nesta quinta-feira, 09/09, para coletar amostras das águas da Lagoa de Jacaroá e estudar o que causa esses fenômenos recorrentes.

    Cabe destacar a importância da ingestão de peixe, considerado excelente alimento para o cérebro.

    Peixes têm ômega 3, proteínas e outros nutrientes que protegem as células contra danos, além de provocarem um efeito anti-inflamatório.”

    ENTREVISTA COM OS PESCADORES

     

    EM ATUALIZAÇÃO…

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui