Nesta quarta-feira (08/09) o Gazeta 24 Horas Rio foi entrevistar os pescadores de Ponta Negra (Maricá RJ), os trabalhadores esclareceram algumas dúvidas sobre o caso que envolve as mortes de peixes no canal, lagoa e praia de Ponta Negra no último sábado (04/09).
Ainda no dia 4 de setembro a Prefeitura de Maricá acionou o INEA sobre fenômeno recorrente de mortandade de peixes nas lagoas. De acordo com os pescadores, o INEA deverá visitar a região e coletar as amostras na próxima quinta-feira (09/09).
Segundo informações, ainda não há registros de pessoas que passaram mal após comer os peixes da região, os próprios pescadores disseram que consumiram os peixes e até o momento não se sentiram mal.
Para os moradores da localidade isso não é algo normal, pois esses casos costumam acontecer mais nas lagoas de Jacaroá ou de Araçatiba.
O Secretário de Agricultura, Pesca e Pecuária, Julio Carolino, afirmou que não houve nenhum registro no Hospital Conde Modesto Leal sobre casos de pessoas que passaram mal ao consumir os animais e que está a espera do INEA.
Vale destacar que a maioria dos peixes nas peixarias não são do canal e lagoa de Ponta Negra, sendo assim não há motivos para desespero.
NOTA DA PREFEITURA DE MARICÁ
“Secretaria de Agricultura e Pesca afirma que pescas ocorridas após o fenômeno apresentaram pescados de qualidade garantida para o consumo.
A propósito do episódio de mortandade de peixes em Ponta Negra, ocorrido neste sábado (04/09), a coordenação de Vigilância Em Saúde da Prefeitura de Maricá informa e tranquiliza a população da cidade que:
. Não houve nenhum registro de atendimento nem de hospitalização de pessoas nas unidades de saúde municipais relacionado à suposta ingestão daqueles peixes;
. O fenômeno aconteceu isoladamente e apenas naquele sábado, sem repetição nos dias seguintes;
. A Vigilância Sanitária realiza periodicamente a fiscalização de estabelecimentos que comercializam pescados afim de garantir a sua qualidade.
. A Associação de Pescadores de Ponta Negra, por meio de seu presidente, Valdir Ferreira, assegurou, em reunião nesta quarta-feira, 08/09, com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, a responsabilidade e a consciência dos pescadores, que jamais se prestarão a comercializar pescados se não estiverem em boas condições;
. Acionado pela Prefeitura, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) estará no município nesta quinta-feira, 09/09, para coletar amostras das águas da Lagoa de Jacaroá e estudar o que causa esses fenômenos recorrentes.
Cabe destacar a importância da ingestão de peixe, considerado excelente alimento para o cérebro.
Peixes têm ômega 3, proteínas e outros nutrientes que protegem as células contra danos, além de provocarem um efeito anti-inflamatório.”
ENTREVISTA COM OS PESCADORES
EM ATUALIZAÇÃO…