Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Dia D: Detran RJ destina um dia de atendimento prioritário a pessoas com deficiência 

Na próxima sexta-feira (24/09),  o Detran.RJ vai realizar mais uma edição do Dia D, um dia destinado ao atendimento prioritário do público PCD. Neste dia, pessoas com deficiência poderão realizar os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento. Os serviços veiculares serão disponibilizados, também sem agendamento prévio, mas somente no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35), em São Cristóvão.

Também estará disponível para o público PCD, no Dia D, a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD, das 8h às 16h, ou procurar uma das 13 Ciretrans que receberão as inscrições neste dia. (As vagas são limitadas e a lista encontra-se abaixo.)

“Além de inaugurarmos, em maio, o primeiro posto específico para pessoas com deficiência no Brasil, destinamos três datas no ano para atendimento prioritário. A pedido do governador Cláudio Castro, estamos dando atenção especial ao público PCD”, destaca o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Haverá, ainda, o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis. O curso será ministrado no Posto Detran Acessível – PCD, das 9h30 às 15h. Já o curso específico para surdos será das 9h30 às 13h.

“A luta por direitos e oportunidades iguais é antiga, mas, nas últimas décadas, se tornou um caminho a ser seguido. A inclusão do Dia D na Semana Nacional de Trânsito marca ainda mais a luta das pessoas com deficiência pela acessibilidade e inclusão, o que possibilita a equidade de oportunidades, que elas tanto merecem”, ressalta o presidente da Comissão PCD do Detran.RJ, Alex Pereira.

A próxima edição do Dia D acontecerá no dia 3 de dezembro (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência).

Documentos necessários para os serviços

A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista – sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

 Posto Detran Acessível – PCD

O Detran.RJ inaugurou, em maio, o primeiro posto do Brasil exclusivamente voltado para o atendimento a pessoas com deficiência e idosos. O espaço, localizado na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio, passou por uma reforma e foi todo adaptado para receber este público. Na unidade, que se chama Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, estão sendo oferecidos os serviços de veículos, habilitação e identificação civil.

Para melhor atender quem vai ao posto, uma van do Detran.RJ fica disponível para os usuários todos os dias, de hora em hora, seguindo da Radial Oeste, próximo às estações de Metrô e de trem de São Cristóvão, até o posto. O primeiro transporte começa às 7h30. O último retorna do posto para a parada na Radial Oeste às 16h30. Há um pequeno intervalo no atendimento das 11h30 até as 12h30.

CiretransConfira as unidades onde o público PCD poderá se inscrever para o programa “Cidadania Sobre Rodas”, das 8h às 17h, no Dia D (24/09):

21ª CIRETRAN – ANGRA DOS REIS
– Rua Poeta Brasil dos Reis, s/nº

8ª CIRETRAN – ARARUAMA
– Av. Getúlio Vargas s/n – Parque Hotel – ao lado da UPA

23ª CIRETRAN – BARRA DO PIRAÍ
– Av. Prefeito Iago José Castro Valério, nº 452 – Oficinas Velhas

20ª CIRETRAN – CABO FRIO
– Rua Meira Junior, s/nº – Centro

2ª CIRETRAN – CAMPOS DOS GOITACAZES
– Rua Barão de Miracema, nº 246 – Centro

7ª CIRETRAN – DUQUE DE CAXIAS
– Av. Brigadeiro  Lima e Silva, 23 – 25 de agosto

26ª CIRETRAN – ITABORAÍ
– Avenida 22 de Maio, s/n – Terminal CODERTE – Venda das Pedras

27ª CIRETRAN – MESQUITA
– Rua Juliana, nº 478 – Santo Elias

25ª CIRETRAN – MIRACEMA
– Praça Ary Parreiras, nº 171 – Centro

1ª CIRETRAN – NITEROI
– Rua Desidério de Oliveira, s/nº – Centro

4ª CIRETRAN – NOVA IGUAÇU
– Av. Abílio Augusto Távora, nº 1111, Sl 4080/81- Shopping  Nova Iguaçu – Bairro Luz

5ª CIRETRAN – PETRÓPOLIS
– Condomínio Shopping ABC / Rua: Tereza, 1515 – Alto da Serra

22ª CIRETRAN – RIO BONITO
– Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39

Sair da versão mobile