Foto: João Araújo
Na manhã desta segunda-feira (20/09) uma tartaruga marinha foi encontrada morta na Praia de Itaipuaçu.
De acordo com informações, banhistas estavam caminhando pela orla quando avistaram o animal já morto.
Segundo relatos, a maré trouxe a tartaruga já morta. Vale destacar que o corpo do animal já está em estado de composição.
Como a tartaruga foi encontrada morta e envolta dela tinha plástico acredita-se que ela foi morta sufocada por causa da sacola, mas mesmo assim não há confirmação sobre o que causou o óbito.
SOBRE
As tartarugas marinhas são animais aquáticos e marinhos, subdivididos em duas famílias: a Cheloniidae e Dermochelyidae. Nesta, encontramos uma única espécie: a tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), nome este que se refere à presença de tecido semelhante a couro, ao invés de carapaça coberta por placas. Já na Família Cheloniidae, encontramos animais com tal escudo protetor, com essas caraterísticas, sendo eles: tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), aruanã (Chelonia mydas), oliva (Lepidochelys olivacea), cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-flatback (Natator depressus) e kemps ridley (Lepidochelys kempii). Todas elas, exceto as duas últimas, são encontradas no Brasil.
Machos e fêmeas são muito semelhantes entre si, podendo ser diferenciados, a olho nu, somente na fase adulta: momento este em que os machos apresentam rabo e unhas bastante desenvolvidos. A maioria destes animais é onívora, embora algumas consumam unicamente alimentos de origem animal.
São seres migratórios, retornando à praia onde nasceram na época de reprodução, a fim de depositar ali seus ovos.