24.1 C
Maricá
sexta-feira, maio 16, 2025
More
    InícioCovid-19Prefeitura de Maricá inicia repescagem permanente da vacina contra Covid-19

    Prefeitura de Maricá inicia repescagem permanente da vacina contra Covid-19

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    Restaurante Mauro Alemão divulga cardápio da semana de 20 a 24 de maio

    A Secretaria de Economia Solidária, divulgou o cardápio semanal...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar nesta segunda-feira (27) uma repescagem permanente para as pessoas de todas as faixas etárias – 12 anos ou mais – que não ainda tomaram a primeira dose, em todos os Polos e Unidades Volantes de Vacinação (UVV), de segunda à sexta-feira. Além disso, o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca será reduzido para oito semanas em todas as faixas etárias. Antes, a recomendação para aplicação desses imunizantes era de um intervalo de 12 semanas.

    Também nesta segunda-feira começa a aplicação da dose de reforço para os idosos com 85 anos ou mais. Maricá já concluiu o calendário de vacinação dos grupos prioritários, dos adultos e adolescentes de 12 a 17 anos. De acordo com último balanço, são 118.587 pessoas com a primeira dose na cidade, número que representa 85% da população vacinável (acima de 12 anos) de Maricá. A secretária de Saúde, Solange Oliveira, reforçou a meta de imunizar todos os moradores aptos a receber a vacina.

    “Não queremos deixar ninguém para trás. Mesmo que tenhamos uma cobertura bastante alta, ainda existem pessoas que, por algum motivo, não tomaram a primeira dose. Com essa repescagem fixa, queremos chegar à meta de 100% dos vacinados”, lembrando que é fundamental a conclusão do esquema vacinal com as duas doses.

    Segundo a secretária, mais de 50% da população recebeu as duas doses ou a dose única. “Já temos 75.117 pessoas vacinadas com as duas doses ou a dose única, o que corresponde a 53% das pessoas acima de 12 anos. Vamos seguir trabalhando para que todos completem a vacinação e a gente possa voltar às atividades do dia a dia de forma gradual e com todos os cuidados para a segurança de todos”, afirmou.

     

    Antecipação e reforço

     

    A partir da próxima segunda-feira (27/09) o intervalo entre a primeira e a segunda dose de aplicação das vacinas Pfizer e AstraZeneca será reduzido para oito semanas em todas as faixas etárias. Antes, a recomendação para o intervalo de aplicação desses imunizantes era de 12 semanas.

    Com o avanço da vacinação e a circulação da variante Delta, as autoridades sanitárias optaram pela redução do espaço entre as doses. Por isso, caso a pessoa já tenha oito semanas da aplicação da primeira dose com um destes imunizantes, deve procurar um dos polos e UVV para concluir a vacinação.

    “Estamos chegando a 90% de pessoas com ao menos uma dose em Maricá, com isso ficou mais viável reduzir esse intervalo. Vamos conseguir avançar ainda mais a vacinação e, consequentemente, garantir uma cobertura vacinal completa o mais rápido possível”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde de Maricá, Micheli Ferreira.

    A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) e vai ser mantida por Maricá enquanto o município tiver doses em estoque. A segunda dose continua sendo aplicada de segunda a sexta-feira em todos os polos e unidades volantes de vacinação.

    A dose de reforço também será acelerada e na próxima segunda-feira (27/09) todos os idosos com 70 anos ou mais podem receber a terceira dose, desde que tenham seis meses ou mais da aplicação da segunda dose. A partir do dia 4 de outubro, a dose de reforço chega aos 80 anos ou mais.

    Os idosos devem apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação em um dos polos ou UVV. Os acamados podem receber em casa, basta fazer o agendamento com a unidade de referência.

    A terceira dose também está sendo aplicada nos imunossuprimidos (pessoas com imunidade baixa), de 18 anos ou mais, que podem se vacinar a qualquer dia.

    Além de apresentar os mesmos documentos que os idosos, devem levar um laudo médico atualizado comprovando a condição de saúde. É necessário que haja um intervalo de 28 dias ou mais da aplicação da segunda dose.

     

    Locais de vacinação repescagem, dose de reforço e 2ª dose:

     

    Unidade de Saúde da Família (USF) Central; USF Jardim Atlântico; USF Chácaras de Inoã; USF Marinelândia; Unidade Volante de Vacinação (UVV) do Centro Administrativo de Itaipuaçu e do Aeroporto de Maricá. De segunda a sexta-feira, de 9h às 16h.

     

    USF Barra, USF Inoã 2, USF São José 2 e USF Barroco, que funcionam de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h.

    Fonte: PMM

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.