Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Com teste de ônibus elétrico, Niterói vira destaque em reportagem na China

Niterói em destaque em programa chinês . Foto: Reprodução

Após a Prefeitura de Niterói iniciar, na última segunda-feira (20), a fase de testes operacionais dos ônibus elétricos no município, a cidade virou destaque tecnológico em uma reportagem na China (veja o vídeo).

O @curtoniteroi, perfil oficial da prefeitura, publicou o vídeo da matéria e escreveu:

“大家好! Teste de ônibus elétrico em #Niterói foi destaque na #China!

Iniciamos na última semana uma fase de testes operacionais com um ônibus elétrico e ele foi destaque em uma reportagem do outro lado do mundo, na China. O veículo será usado nos próximos 60 dias para uma avaliação mais profunda do uso da tecnologia no dia a dia.

A adoção dos ônibus elétricos no transporte de passageiros vai reduzir a emissão de gases do efeito estufa e pretendemos testar veículos semelhantes de outros fabricantes para ver qual deles se adapta melhor ao uso nos itinerários da cidade. Cada veículo deixará de emitir 115 toneladas de gases por ano. Isso equivale ao plantio de 800 árvores para retirar esse carbono da atmosfera.

O veículo em teste possui autonomia para 250 quilômetros, com até 4 horas para recarga das baterias, possui ar-condicionado, carregadores de celular e tem o piso baixo, com acesso mais fácil para os passageiros. A capacidade é de 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. Veículos do tipo do modelo testado têm vida útil de 16 anos, com uma troca de baterias prevista para quando chegar aos 8 anos de uso. Muito bom, né? Ou, como os chineses falam: “很好”!”

Ônibus Elétrico

Desde a última terça-feira (21), o ônibus já está em funcionamento nas ruas do município. A cidade pretende adquirir, no primeiro semestre de 2022, 40 ônibus elétricos, o que representa 5% da frota atual. Depois, a intenção é elevar para 10% dos veículos.

O ônibus, oriundo de uma fábrica em São Paulo, chegou ao município no último dia 16 de setembro. Após a chegada, cerca de 20 motorista treinaram nos veículos, com 12 aprovados para conduzir a nova tecnologia. Em um primeiro momento, os testes serão feitos nas linhas 49, 61 e 62. Mais adiante, serão contemplados também o Oceânica 1, 46, 48 e 33.

Fonte: O São Gonçalo.

Sair da versão mobile