23 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioHora NewsAutoridades pedem a moradores de La Palma que selem portas e janelas...

    Autoridades pedem a moradores de La Palma que selem portas e janelas por gases tóxicos

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Autoridades das Ilhas Canárias, na Espanha, pediram aos moradores na costa oeste de La Palma que selem portas e janelas com fita adesiva e toalhas úmidas para evitar os gases tóxicos expelidos pela lava do vulcão Cumbre Vieja.

    O serviço de emergência do arquipélago no Oceano Atlântico pediu a todos que estão ao ar livre a menos de 3,5 km da área que encontrem imediatamente um lugar seguro para se abrigar. As pessoas também foram aconselhadas a protegerem a boca e o nariz com um pano úmido.

    A lava incandescente chegou ao mar na noite de terça-feira (28), caindo de um penhasco na área de Playa Nueva, perto da cidade de Tazacorte, nove dias após o início da erupção do vulcão.

    Especialistas alertam que o rápido resfriamento da lava ao entrar em contato com a água do Oceano Atlântico é preocupante, porque pode liberar gases tóxicos, carregados de ácido clorídrico.

    Evacuação em um raio de 2 km

    Todas as pessoas em um raio de 2 km foram evacuadas e uma área mais ampla está bloqueada, disse o prefeito de Tazacorte, Juan Miguel Rodriguez Acosta, a um canal de televisão local.

    Ele disse que evacuações adicionais não foram necessárias porque a nuvem tóxica está se movendo para o leste e afirmou também que todas as estradas para a parte sul da ilha de Palma foram atingidas pela lava.

    O governo da Espanha declarou na terça que a área do vulcão é uma “zona de catástrofe” e destinou uma ajuda emergencial de € 10,5 milhões (cerca de R$ 67 milhões) para os desalojados.

    Rastro de destruição

    Lava do vulcão atinge o mar na ilha espanhola de La Palma, nas Canárias, em 29 de setembro de 2021 — Foto: Borja Suarez/Reuters
    Lava do vulcão atinge o mar na ilha espanhola de La Palma, nas Canárias, em 29 de setembro de 2021 — Foto: Borja Suarez/Reuters

    Desde que o vulcão entrou em erupção, no dia 19, mais de 600 construções e cerca de 20 km de ruas e estradas já foram atingidas pela lava, além de plantações de banana.

    Milhares de pessoas foram evacuadas de suas casas e três vilas costeiras foram fechadas na segunda-feira (27), antes de a lava atingir o oceano.

    Não há registro de mortos ou feridos até o momento.

    Fonte g1.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui