Diversos ataques realizados por criminosos foram feitos contra duas empresas provedoras de internet, as empresas que sofreram com as sabotagens foram a Viva Link e a Leste Telecom. Ambos ataques aconteceram em São José do Imbassaí e Itapeba.
O ataque contra a Leste Telecom ocorreu no dia 25 de setembro, sendo essa não a primeira a acontecer, pois, houveram situações anteriores na ‘Minha Casa, Minha Vida’ de Inoã e Itaipuaçu. Vale destacar que nos dois residenciais eles foram impedidos de realizar os atendimentos e citaram que esses problemas já aconteceram em outros municípios.
Já a Viva Link, antigamente conhecida como CaboNet, sofreu o mesmo ataque na região, sendo a dele ocorrido no dia 29 de setembro. Na ocasião o backbone foi cortado com alicate, causando assim prejuízos a empresa. Segundo informações, a equipe está abrindo um boletim de ocorrência na Delegacia de Maricá (82ª DP).
Nos ambos ataques as caixas e os fios foram danificados.
Lembrando que na última terça-feira (28/09) os empresários do ramo da internet que atuam no município maricaense se reuniram com o comandante da 6ª Companhia de Maricá, Capitão Nunes, para abordar sobre o assunto.
No encontro o Capitão Nunes afirmou que irá intensificar as ações de combate contra os criminosos que praticam ameaças contra os profissionais do setor e também os que realizam furtos de cabos de internet.
NOTA DA LESTE TELECOM
Hoje, por volta das 14hs, uma de nossas equipes foi abordada por criminosos entre os bairros de São José do Imbassaí e Itapeba.
Nossas fibras e caixas de atendimento foram todas sabotadas, junto com as demais prestadoras de serviço.
Aparentemente o dano foi em vários locais visando causar grande estrago a nossa rede.
Pelo que vimos os cortes foram indiscriminados e visaram derrubar o serviço de todas as operadoras que atendem o local.
Primeiro: Minha Casa Minha vida de Inoã – onde sequer conseguimos chegar perto – fomos impedidos no acesso.
Segundo: Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu onde não havia grandes problemas e atendíamos dezenas de unidades. Nesse condomínio – CONTINUAMOS IMPEDIDOS DE ENTRAR ATÉ HOJE!
E agora, São José do Imbassaí / Itapeba !!! Novamente durante o dia e após uma grande sabotagem.
Aos clientes afetados pela sabotagem pedimos compreensão.
Estamos com várias chamadas da localidade mas NÃO podemos efetuar o reparo até termos certeza que nossos funcionários não corram riscos.
Quando avisamos que a história sempre se repete e que vimos EXATAMENTE o mesmo roteiro acontecer em São Gonçalo de 2015 a 2018 nos chamaram de exagerados.
Esperamos que as autoridades se manifestem e garantam o nosso direito de poder trabalhar. Queremos parar de marcar áreas na cidade de como ÁREA DE RISCO – SEM ATENDIMENTO.
O ponto sem retorno, está bem próximo.
NOTA DA VIVA LINK
Hoje 29/09/2021 às 11h fomos surpreendidos por uma falha em uma das abordagens principais de link na cidade de Maricá. Nosso backbone foi cortado com alicate propositalmente, causando prejuízos e danos para a empresa, e transtornos a população.
Durante a semana estamos sofrendo represálias, ameaças, nossos técnicos estão sendo abordados e impedidos de realizar serviços devido a ação de marginais que se intitulam “DONOS DE SÃO JOSÉ/ITAPEBA” e não querem deixar a empresa trabalhar sem a autorização deles.
Onde vamos parar? O poder público não pode deixar que aconteça na nossa cidade o que já é comum em cidades vizinhas. Já tomadas pelo tráfico. Onde as empresas não podem trabalhar sem a “CONTRIBUIÇÃO”, sob pena de ter todo seu investimento perdido.
As empresas de telecom tem o intuito de investir e entregar a melhor experiência em conexão para os clientes, a consequência do investimento é gerar emprego, sustentar famílias, arrecadar impostos para a cidade e assim por diante.
Não entregamos apenas internet, entregamos educação quando um cidadão utiliza nossos serviços para fins educacionais, entregamos saúde para aqueles que necessitam de acompanhamento médico 24h, entregamos entretenimento, lazer, e alegria para as famílias, proporcionamos emprego aos cidadãos que precisam atuar em home office, salvamos e asseguramos vidas quando o serviço é utilizado nos hospitais, delegacias e afins.
Lamentamos muito o ocorrido, nossa equipe está empenhada e no local para resolver a falha em tempo hábil.
O ato de vandalismo já foi encaminhado ao nosso setor jurídico, nesse momento estamos abrindo um BO na delegacia, confiamos que as autoridades possam tomar as atitudes cabíveis para a população não sofrer as consequências.
Não podemos deixar a bela cidade de Maricá virar um caos.