18.3 C
Maricá
domingo, novembro 24, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta RioSTF restabelece passaporte da vacina no Rio após pedido da prefeitura

    STF restabelece passaporte da vacina no Rio após pedido da prefeitura

    Data:

    Últimas Notícias

    Traficante é preso e adolescente apreendido com armas e drogas em itaipuaçu

    Na tarde da última quinta-feira (21), uma operação do...

    Previsão do tempo: Chuva e céu nublado são esperados

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá...

    Restaurante Mauro Alemão Divulga Cardápio da Semana

    A Secretaria de Economia Solidária, publicou o cardápio semanal...

    Maricá Abre Inscrições para Curso Gratuito de Informática

    A Prefeitura de Maricá, em parceria com o SENAI/SESI...

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, restabeleceu hoje a obrigatoriedade do passaporte da vacina na cidade do Rio de Janeiro, atendendo a um pedido da gestão de Eduardo Paes (PSD).

    Com isso, fica suspensa a decisão do TJ-RJ de ontem, que revogou o decreto com a medida. O ministro considerou que, de acordo com outros entendimentos da Corte, a prefeitura tem competência para adotar as medidas que considerar adequadas para conter a pandemia.

    O passaporte da vacina foi instituído por um decreto assinado por Paes em agosto, e estabelece a exigência do comprovante da imunização contra covid-19 para entrar em locais como academias, cinemas, teatros e clubes.

    A decisão de Fux também derruba a liminar que permitiu que os clubes Militar e Naval não exigissem o comprovante da vacinação.

    Ontem, o desembargador Paulo Rangel, do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) havia suspendido o decreto, que classificou como “ditadura sanitária”.

    Entre outros argumentos, Rangel disse que o passaporte dividia a sociedade. “O prefeito está dizendo quem vai andar ou não pelas ruas: somente os vacinados. E os não vacinados? Estes não podem circular pela cidade”, afirmou.

    A medida assinada, porém, não prevê o que foi dito pelo desembargador. As ruas seguem liberadas para não vacinados, assim como bares e restaurantes.

    Na manhã de hoje, Paes criticou em tom irônico a decisão do desembargador. “Às vezes me pergunto como algumas pessoas podem aceitar que se proíba fumar no escritório, shopping, metrô… E também aceitar que seja obrigatório o uso do cinto de segurança!”, escreveu o prefeito no Twitter. “Será que essas pessoas não se sentem cerceadas em suas liberdades individuais? Só para refletir”.

    A importância da vacina 

    O grande consenso dos especialistas médicos quando se trata da vacina contra o coronavírus é: mais do que uma proteção pessoal, se imunizar é um pacto social para diminuir o número de mortes e a gravidade dos casos.

    A adoção do passaporte sanitário em cidades do Brasil veio depois de campanhas de sucesso em lugares como a França, que viram a quantidade de vacinados crescer depois de restringir o acesso de certos locais, como bares e eventos, apenas a quem se imunizou.

    Um estudo preliminar publicado este mês sugere que a vacinação contra covid-19 barrou o avanço das variantes gama e lambda no país.

    Até ontem, 89.995.594 brasileiros haviam recebido a segunda dose ou a dose única de imunizante, o equivalente a 42,19% da população nacional.

    Segundo o boletim epidemiológico mais recente da secretaria municipal de Saúde do Rio, 99,8% dos moradores da cidade com mais de 18 anos já foram vacinados com a primeira dose ou a dose única.

    Por: UOL

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui