Para celebrar o Dia Internacional do Idoso nesta sexta-feira (1º/10), a Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Educação (SEMED) e Saúde (SEMSA), realizou uma série de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população idosa em diferentes pontos do município. Na Praça Itamar da Silva Junior, no Centro, alunos do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII) tiveram uma manhã de atividades físicas e dinâmicas lúdicas.
A unidade de ensino fundamental funciona em tempo integral e atende cerca de 150 alunos, com idades acima de 50 anos. Na ação desta sexta-feira, os estudantes participaram de uma aula de ginástica e dança com a professora de Educação Física Letícia Bernardino, além de exercícios de arteterapia com a professora Nerize Prazeres, que trabalhou as emoções com cores e tintas.
“É muito importante valorizar o idoso e garantir que continue sendo um cidadão social, com todos os direitos preservados, principalmente o direito à educação. Muitos deles, na idade regular, não puderam se dedicar aos estudos e hoje podem ter acesso à escolarização. Em Itaboraí, nosso compromisso vai ainda além. Trabalhamos para potencializar as habilidades desses idosos, promovendo condições socioeconômicas de autonomia”, subsecretária de Gestão de Ensino, Gláucia Vieira.
De acordo com a diretora geral do CREMII, Aline Rodrigues, durante três dias na semana, no contraturno das disciplinas, os estudantes participam de aulas extracurriculares. Além disso, a unidade iniciou uma parceria com a Escola de Artes e Ofícios Profº Washington Luiz José da Costa, também no Centro, para promoção de diversos cursos, como culinária, pintura em tela e crochê.
“É muito importante promover atividades fora dos muros da escola, como forma de integrar esses idosos ao ambiente social e cultural do município. Promover o acesso à educação e melhorar a qualidade de vida da população idosa é resgatar um direito que foi muitas vezes negado a eles na idade regular, por diversos motivos”, acrescentou a diretora.
Saúde
Pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Coordenação de Saúde do Idoso, realizou uma ação de sensibilização na Unidade de Saúde da Família Maria do Rosário Oliveira, no Apolo, que debateu sobre “Envelhecer com qualidade de vida, um desafio possível”. Ainda durante o dia, uma atividade especial também foi realizada no Ambulatório Multidimensional da Pessoa Idosa, que fica localizado no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI), no bairro de Quissamã.