22.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSaúdeMaricá: sábado foi dia de caminhada e prevenção ao câncer

    Maricá: sábado foi dia de caminhada e prevenção ao câncer

    Data:

    Últimas Notícias

    Conexão Maricá-Paris: jovens atletas de handebol de praia partem para intercâmbio na França

    Nesta quarta-feira (30/10), quatro aviões do Voa Maricá decolaram...

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Foto: Elsson Campos 

     

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, abriu oficialmente, neste sábado (02/10), o calendário de eventos do Outubro Rosa com uma caminhada do Programa Viver Bem pelas ruas de São José do Imbassaí. Durante o mês, a prefeitura irá promover diversas atividades para chamar atenção das mulheres quanto a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

     

    O grupo partiu de manhã da Arena São José e seguiu até a orla da lagoa, retornando em seguida, num percurso total de três quilômetros com muita animação e palavras de apoio à realização do autoexame pelas mulheres.

     

    “Ficamos felizes em ver essa mobilização pela vida que acontece hoje aqui, e a prevenção precisa mesmo de estímulo e divulgação”, ressaltou o secretário José Alexandre Almeida. “Nos polos do Viver Bem, as alunas terão palestras e videoaulas, por exemplo, para reforçar esse trabalho de conscientização”, acrescentou.

     

    O coordenador do programa, Rogério Peixoto, disse que pretende levar ex-pacientes de câncer de mama para dar depoimentos aos participantes e que também haverá monitoramento das mulheres inscritas no Viver Bem, recentemente incorporado à secretaria.

     

    “Teremos atividades ao longo de todo o mês para elas, para reforçar a prevenção e a noção de que um diagnóstico precoce pode salvar uma vida”, alertou o coordenador.

     

    Entre as mulheres que participaram da caminhada, além da animação, havia ainda a preocupação em expandir a necessidade de se prevenir o quanto antes.

     

    “Eu perdi uma tia para o câncer de mama, mesmo com ela fazendo todo o procedimento. Mesmo assim eu faço sempre. Muitas mulheres não realizam nem o autoexame e nem o preventivo de rotina, o que é importante para nossa saúde”, aconselha a dona de casa Linei Ferreira da Conceição, de 63 anos, que mora em São José de Imbassaí.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui