24.5 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta RioNo primeiro dia de reforço de frotas de ônibus no Rio, serviço...

    No primeiro dia de reforço de frotas de ônibus no Rio, serviço divide opiniões

    Data:

    Últimas Notícias

    Conexão Maricá-Paris: jovens atletas de handebol de praia partem para intercâmbio na França

    Nesta quarta-feira (30/10), quatro aviões do Voa Maricá decolaram...

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    O primeiro dia de funcionamento do novo plano da Prefeitura do Rio para reordenar as linhas de ônibus da cidade, foi marcado por extremos: reclamações, longos tempos de espera nos pontos de ônibus e elogios. O planejamento, apressentado na última sexta-feira aos quatro consórcios que operam o sistema — Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz — prevê reforço na frota de 50 linhas que atendem a 35% dos passageiros de todo o município. Esta manhã, O GLOBO esteve em pontos de ônibus que fazem rotas nas zonas Norte, Oeste e Sul e no Centro do Rio para acompanhar o início do novo planejamento para o transporte público municipal.

    Na Avenida Ministro Edgard Romero, em Madureira, o reordenamento dividiu opiniões. Alguns usuários da linha 721 — Vila Cruzeiro X Cascadura, do Consórcio Internorte, dizem que o serviço sempre funcionou regulamente, sem longas demoras. Outros dizem que sofrem esperando o ônibus no ponto, na altura do número 224.

    — Eu uso para trabalhar todos os dias. Dia de semana é um pouco ruim, mas não como no final de semana. No meu caso, que preciso trabalhar sábado ou domingo de plantão, sofro muito — diz a enfermeira Fabiana Rodrigues, de 40 anos.

    No intervalo de tempo entre 4h30 e 6h, a reportagem contou mais de seis carros da linha 721, com intervalos de cinco a 15 minutos entre os veículos.

    Da mesma forma, o 712 — Cascadura X Irajá, do Consórcio Transcarioca, se fez presente. No mesmo período, uma quantidade similar de carros passou pela Avenida Ministro Edgard Romero no mesmo intervalo. Segundo o assistente de administração José Monteiro, de 61 anos, a linha sempre o atendeu de forma positiva:

    — Nunca tive problema com essa linha. Sempre tiveram muitos carros por aqui. Antigamente, há uns dois meses, tinha uma demora maior do 790 (Campo Grande X Cascadura), mas hoje também já estabilizou.

    De acordo com a SMTR, os consórcios utilizam atualmente apenas 40% da frota estipulada nos dias de semana, uma quantidade que foi determinada pela prefeitura em 2015, e que deveria ser colocada em prática somente aos domingos e feriados. O certo, de acordo com o contrato de concessão de 2010, prevê que as empresas deveriam rodar com 80% de segunda a sexta-feira.

    A linha 298 — Acari X Castelo, do Consórcio Internorte, se aplica ao exposto pela SMTR. Segundo os usuários, é a linha com maior problema da região. O ajudante Paulo Rodrigo da Silva, de 29 anos, diz que a dificuldade para conseguir um ônibus da linha para ir ao trabalho o fez trocar de opção: ele passou a pagar uma passagem a mais para chegar ao destino.

    — Sempre foi horrível! Demora demais! Nunca tem hora certa. Pelo menos tem alguma frequência no 715 (Santa Marta X Cascadura – Via Redentor), então prefiro pegar ele. O ruim é que não zera o cartão e preciso pagar mais uma passagem, mas é melhor do que esperar o 298 — conta.

    A auxiliar de serviços gerais Sandra Regina Cordeiro, de 60 anos, diz que não costuma nem ver o 298 quando está no ponto para ir ao trabalho.

    — É muito difícil. Ele passa pouquíssimo.

    No mesmo intervalo de tempo de 1h30, a reportagem só conseguiu contar dois carros da linha, com intervalo de aproximadamente 40 minutos entre eles.

    Entre as explicações dos consórcios para o descumprimento da ordem da prefeitura estão a crise financeira, a redução de passageiros por causa da pandemia, a concorrência com as vans e o aumento do combustível.

    Enquanto isso, no Recreio, usuários da linha 315 (Central X Recreio dos Bandeirantes), do Consórcio Transcarioca, continuam sofrendo com o serviço.

    A auxiliar administrativa Juliana Andrade Pereira, de 31 anos, diz que sempre ouviu reclamação dos usuários:

    — As pessoas sofrem no início da manhã e no final da tarde. Fora que vem super lotado. Acho certo exigir máscara e distanciamento, mas em um ônibus que vai sempre lotado, com as janelas sempre fechadas, parece ironia. Quem também sofre são os moradores do Canal de Piabas. A linha que roda lá, a 009, demora duas, três horas. Um sufoco!

    Um morador que preferiu não se identificar também diz que já sofreu com atrasos na linha 315:

    — Eu já fiquei 30 minutos ou mais esperando. É muito irregular.

    Dentro do cenário de problemas relatados pelos consórcios, a prefeitura aceitou um acordo de redução da frota sugerido pelas próprias empresas. Ainda que em uma quantidade muito inferior ao proposto pelos consórcios, ficou determinada a redução de 7.568 coletivos para 6.477.

    O planejamento também prevê a aplicação de multas caso seja descumprida a ordem da prefeitura. Os consórcios terão desta segunda-feira, dia 4, até o dia 17 deste mês para se organizarem. A punição passará a valer a partir do dia 18, data em que também passará a valer a determinação de frota mínima para outras 47 linhas.

    A tentativa da prefeitura de reordenar o sistema de transporte não é novidade. Em abril, a pasta tentou aplicar a determinação para 40 linhas, que afirmaram não ter cumprido por falta de demanda e crise financeira.

    Confira as linhas do plano:

    864 – Bangu – Campo Grande

    371 – Praça Seca – Praça Tiradentes

    565 – Tanque – Gávea

    309 – Alvorada – Central

    606 – Engenho de Dentro – Rodoviária

    624 – Mariópolis – Praça da Bandeira

    878 – Tanque – Barra da Tijuca

    639 – Jardim América – Saens Peña

    232 – Lins – Castelo

    790 – Campo Grande – Cascadura

    774 – Madureira – Jardim América

    629 – Irajá – Saens Peña

    838 – Jardim Maravilha – Campo Grande

    483 – Penha – General Osório

    298 – Acari – Castelo

    315 – Central – Recreio dos Bandeirantes

    343 – Jardim Oceânico – Candelária

    557 – Rio das Pedras – Copacabana

    363 – Vila Valqueire – Candelária

    249 – Água Santa – Carioca

    550 – Cidade de Deus – Gávea

    328 – Bananal – Candelária

    918 – Bangu – Irajá

    721 – Vila Cruzeiro – Cascadura

    312 – Olaria – Candelária

    324 – Ribeira – Candelária

    900 – Merck – Downtown

    108 – Jardim de Alah – Rodoviária

    497 – Penha – Cosme Velho

    220 – Usina – Candelária

    779 – Pavuna – Madureira

    954 – Taquara – Recreio

    399 – Pavuna – Passeio

    463 – São Cristóvão – Copacabana

    805 – Alvorada – Jardim Oceânico

    292 – Engenho da Rainha – Castelo

    712 – Cascadura – Irajá

    390 – Curicica – Candelária

    756 – Santa Cruz – Coelho Neto

    905 – Bonsucesso – Irajá

    548 – Alvorada – Metrô Botafogo

    794 – Cascadura – Bangu

    621 – Penha – Saens Peña

    394 – Vila Kennedy – Tiradentes

    793 – Pavuna – Sulacap

    770 – Campo Grande – Coelho Neto

    812 – Carobinha – Bangu

    840 – São Fernando – Campo Grande

    412 – Saens Peña – Gávea

    897 – Paciência – Pingo d’Água

    Fonte: Extra Globo.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui