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    No primeiro dia de reforço de frotas de ônibus no Rio, serviço divide opiniões

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    O primeiro dia de funcionamento do novo plano da Prefeitura do Rio para reordenar as linhas de ônibus da cidade, foi marcado por extremos: reclamações, longos tempos de espera nos pontos de ônibus e elogios. O planejamento, apressentado na última sexta-feira aos quatro consórcios que operam o sistema — Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz — prevê reforço na frota de 50 linhas que atendem a 35% dos passageiros de todo o município. Esta manhã, O GLOBO esteve em pontos de ônibus que fazem rotas nas zonas Norte, Oeste e Sul e no Centro do Rio para acompanhar o início do novo planejamento para o transporte público municipal.

    Na Avenida Ministro Edgard Romero, em Madureira, o reordenamento dividiu opiniões. Alguns usuários da linha 721 — Vila Cruzeiro X Cascadura, do Consórcio Internorte, dizem que o serviço sempre funcionou regulamente, sem longas demoras. Outros dizem que sofrem esperando o ônibus no ponto, na altura do número 224.

    — Eu uso para trabalhar todos os dias. Dia de semana é um pouco ruim, mas não como no final de semana. No meu caso, que preciso trabalhar sábado ou domingo de plantão, sofro muito — diz a enfermeira Fabiana Rodrigues, de 40 anos.

    No intervalo de tempo entre 4h30 e 6h, a reportagem contou mais de seis carros da linha 721, com intervalos de cinco a 15 minutos entre os veículos.

    Da mesma forma, o 712 — Cascadura X Irajá, do Consórcio Transcarioca, se fez presente. No mesmo período, uma quantidade similar de carros passou pela Avenida Ministro Edgard Romero no mesmo intervalo. Segundo o assistente de administração José Monteiro, de 61 anos, a linha sempre o atendeu de forma positiva:

    — Nunca tive problema com essa linha. Sempre tiveram muitos carros por aqui. Antigamente, há uns dois meses, tinha uma demora maior do 790 (Campo Grande X Cascadura), mas hoje também já estabilizou.

    De acordo com a SMTR, os consórcios utilizam atualmente apenas 40% da frota estipulada nos dias de semana, uma quantidade que foi determinada pela prefeitura em 2015, e que deveria ser colocada em prática somente aos domingos e feriados. O certo, de acordo com o contrato de concessão de 2010, prevê que as empresas deveriam rodar com 80% de segunda a sexta-feira.

    A linha 298 — Acari X Castelo, do Consórcio Internorte, se aplica ao exposto pela SMTR. Segundo os usuários, é a linha com maior problema da região. O ajudante Paulo Rodrigo da Silva, de 29 anos, diz que a dificuldade para conseguir um ônibus da linha para ir ao trabalho o fez trocar de opção: ele passou a pagar uma passagem a mais para chegar ao destino.

    — Sempre foi horrível! Demora demais! Nunca tem hora certa. Pelo menos tem alguma frequência no 715 (Santa Marta X Cascadura – Via Redentor), então prefiro pegar ele. O ruim é que não zera o cartão e preciso pagar mais uma passagem, mas é melhor do que esperar o 298 — conta.

    A auxiliar de serviços gerais Sandra Regina Cordeiro, de 60 anos, diz que não costuma nem ver o 298 quando está no ponto para ir ao trabalho.

    — É muito difícil. Ele passa pouquíssimo.

    No mesmo intervalo de tempo de 1h30, a reportagem só conseguiu contar dois carros da linha, com intervalo de aproximadamente 40 minutos entre eles.

    Entre as explicações dos consórcios para o descumprimento da ordem da prefeitura estão a crise financeira, a redução de passageiros por causa da pandemia, a concorrência com as vans e o aumento do combustível.

    Enquanto isso, no Recreio, usuários da linha 315 (Central X Recreio dos Bandeirantes), do Consórcio Transcarioca, continuam sofrendo com o serviço.

    A auxiliar administrativa Juliana Andrade Pereira, de 31 anos, diz que sempre ouviu reclamação dos usuários:

    — As pessoas sofrem no início da manhã e no final da tarde. Fora que vem super lotado. Acho certo exigir máscara e distanciamento, mas em um ônibus que vai sempre lotado, com as janelas sempre fechadas, parece ironia. Quem também sofre são os moradores do Canal de Piabas. A linha que roda lá, a 009, demora duas, três horas. Um sufoco!

    Um morador que preferiu não se identificar também diz que já sofreu com atrasos na linha 315:

    — Eu já fiquei 30 minutos ou mais esperando. É muito irregular.

    Dentro do cenário de problemas relatados pelos consórcios, a prefeitura aceitou um acordo de redução da frota sugerido pelas próprias empresas. Ainda que em uma quantidade muito inferior ao proposto pelos consórcios, ficou determinada a redução de 7.568 coletivos para 6.477.

    O planejamento também prevê a aplicação de multas caso seja descumprida a ordem da prefeitura. Os consórcios terão desta segunda-feira, dia 4, até o dia 17 deste mês para se organizarem. A punição passará a valer a partir do dia 18, data em que também passará a valer a determinação de frota mínima para outras 47 linhas.

    A tentativa da prefeitura de reordenar o sistema de transporte não é novidade. Em abril, a pasta tentou aplicar a determinação para 40 linhas, que afirmaram não ter cumprido por falta de demanda e crise financeira.

    Confira as linhas do plano:

    864 – Bangu – Campo Grande

    371 – Praça Seca – Praça Tiradentes

    565 – Tanque – Gávea

    309 – Alvorada – Central

    606 – Engenho de Dentro – Rodoviária

    624 – Mariópolis – Praça da Bandeira

    878 – Tanque – Barra da Tijuca

    639 – Jardim América – Saens Peña

    232 – Lins – Castelo

    790 – Campo Grande – Cascadura

    774 – Madureira – Jardim América

    629 – Irajá – Saens Peña

    838 – Jardim Maravilha – Campo Grande

    483 – Penha – General Osório

    298 – Acari – Castelo

    315 – Central – Recreio dos Bandeirantes

    343 – Jardim Oceânico – Candelária

    557 – Rio das Pedras – Copacabana

    363 – Vila Valqueire – Candelária

    249 – Água Santa – Carioca

    550 – Cidade de Deus – Gávea

    328 – Bananal – Candelária

    918 – Bangu – Irajá

    721 – Vila Cruzeiro – Cascadura

    312 – Olaria – Candelária

    324 – Ribeira – Candelária

    900 – Merck – Downtown

    108 – Jardim de Alah – Rodoviária

    497 – Penha – Cosme Velho

    220 – Usina – Candelária

    779 – Pavuna – Madureira

    954 – Taquara – Recreio

    399 – Pavuna – Passeio

    463 – São Cristóvão – Copacabana

    805 – Alvorada – Jardim Oceânico

    292 – Engenho da Rainha – Castelo

    712 – Cascadura – Irajá

    390 – Curicica – Candelária

    756 – Santa Cruz – Coelho Neto

    905 – Bonsucesso – Irajá

    548 – Alvorada – Metrô Botafogo

    794 – Cascadura – Bangu

    621 – Penha – Saens Peña

    394 – Vila Kennedy – Tiradentes

    793 – Pavuna – Sulacap

    770 – Campo Grande – Coelho Neto

    812 – Carobinha – Bangu

    840 – São Fernando – Campo Grande

    412 – Saens Peña – Gávea

    897 – Paciência – Pingo d’Água

    Fonte: Extra Globo.

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    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

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