21.6 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioCovid-19Covid no RJ: o que mostram os indicadores da doença enquanto se...

    Covid no RJ: o que mostram os indicadores da doença enquanto se avalia liberar a população do uso de máscaras

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    Também no Rio, uma reunião do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid da Secretaria Municipal de Saúde, na terça, recomendou o retorno pleno das aulas presenciais em todas as escolas – públicas ou particulares, nos diferentes níveis de educação.

    Essas mudanças, principalmente as que desobrigam o uso de máscara, são atribuídas ao avanço da vacinação. Mesmo assim, especialistas consultados pelo g1 disseram ser contra o “liberou geral”.

    “Eu acho que o Brasil está se precipitando um pouco porque eu acho que nós não temos uma situação tão controlada da pandemia. Por mais que o percentual da população brasileira vacinada seja alto, os números que apresentavam uma queda pararam de cair e estão em fase de estabilização”, explica epidemiologista Pedro Hallal.

    Mortes por Covid no RJ

    Divulgado periodicamente pelo estado para auxiliar a tomada de decisão do estado, o Mapa de Risco Covid mais recente, do último dia 1º, apontou uma queda de 38% no número de mortes por Covid no RJ. Foi a maior redução desde que o estudo teve início, no ano passado.

    Dados do painel Covid, outra ferramenta do estado, indicam que nas últimas 24 horas foram registradas 183 mortes, chegando ao total de 66.648 óbitos desde o início da contagem.

    Mapa de risco da Covid no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução

    Com esse resultado, a Secretaria estadual de Saúde informou que – pela quinta semana consecutiva – o estado registra classificação geral de “baixo risco” para Covid, segundo os critérios da pesquisa.

    No Noroeste, Norte e na Baía de Ilha Grande (na Costa Verde), o risco é considerado “moderado”, enquanto nas outras regiões o mesmo critério era considerado “baixo”.

    Redução em internações por SRAG

    O Mapa Covid da SES também apontou para uma redução de 37% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

    Ocupação em leitos

    Outro dado da pasta se refere às taxas de ocupação de leitos da rede do Sistema Único de Saúde, o SUS. Também para esse indicador, a secretaria informou ter verificado uma redução do número de pacientes acamados.

    Em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), essa taxa passou de 52%, no levantamento anterior, para 48%; e nas enfermarias, de 30% para 24% – a menor desde o início do ano de 2021, segundo a SES.

    Número de casos

    Em boletim da secretaria tratando do cenário epidemiológico no RJ, divulgado em setembro, aparece o registro de aumento dos casos de Covid no início de julho. Para os técnicos, isso era sinal de uma quarta onda da doença, com predomínio da variante delta no estado.

    Entretanto, a publicação mostra (como é possível ver no gráfico abaixo) que esse padrão não foi mantido nas semanas seguintes. A SES cita um “repique no número de casos e internações” no início de agosto, mas, logo em seguida, aponta para uma redução dos registros até o final daquele mês.

    Gráfico de casos de Covid, RJ — Foto: Reprodução/SES

    Nas últimas 24 horas, o painel Covid do governo registrou mais 2,323 casos de Covid no estado. No total, o RJ registrou 1,293.429 registros da doença.

    Vacinas aplicadas no RJ e no Rio

    Dados do “Vacinômetro” estadual, até esta terça-feira (5), mostram que foram vacinadas 19.585.396 pessoas no estado – 12.101.555 milhões com a primeira dose; 6.948.446 com duas doses; e 352.735 com imunizante de dose única.

    No Município do Rio, também até esta terça, o “Vacinômetro” municipal registrava que mais de 57% da população da cidade tomou as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid.

    A prefeitura acredita que, chegando a 65% dos cariocas com esquema vacinal completo, seja possível liberar, no próximo dia 15, a população do uso de máscaras em lugares abertos e sem aglomeração.

    Fonte: g1.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui