19.1 C
Maricá
domingo, novembro 24, 2024
More
    InícioDestaque NewsMunicípios do Leste Metropolitano abrem mais de 9,2 mil novos postos de...

    Municípios do Leste Metropolitano abrem mais de 9,2 mil novos postos de trabalho em 2021

    Data:

    Últimas Notícias

    Traficante é preso e adolescente apreendido com armas e drogas em itaipuaçu

    Na tarde da última quinta-feira (21), uma operação do...

    Previsão do tempo: Chuva e céu nublado são esperados

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá...

    Restaurante Mauro Alemão Divulga Cardápio da Semana

    A Secretaria de Economia Solidária, publicou o cardápio semanal...

    Maricá Abre Inscrições para Curso Gratuito de Informática

    A Prefeitura de Maricá, em parceria com o SENAI/SESI...

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Rio, 06 de outubro de 2021

    Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito abriram, juntos, mais 1.668 novos postos de trabalho formais em todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) em agosto de 2021. Desde janeiro, o total destes seis municípios localizado ao leste da Baía de Guanabara chega a 9.283 empregos. A análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, mostra ainda que Niterói possui o maior saldo positivo da sub-região no acumulado do ano (+4.310) e o quarto mês consecutivo de crescimento desde maio. Já o segundo melhor desempenho regional fica com São Gonçalo (+2.354), com o terceiro mês de crescimento no saldo desde junho. Maricá, por sua vez, aparece em terceiro (+1.798), após uma forte queda registrada em agosto (-373), a única de 2021.

    O recorte específico da indústria da região mostra que, no acumulado do ano, o setor registra saldo positivo de 3.304 vagas de trabalho formais. Niterói (+1.909) e São Gonçalo (+702) representam os melhores resultados industriais da sub-região neste período. Os segmentos que impulsionaram estes números foram, respectivamente, a manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+1.209) e a construção civil (+1.008).

    Números estaduais

    Análise feita pela Firjan, também a partir da plataforma Retratos Regionais, aponta que o estado do Rio já recuperou 90% dos postos de trabalho perdidos nos primeiros meses de pandemia. Entre março e julho do ano passado, foram fechadas 191.150 vagas de emprego com carteira assinada e de agosto de 2020 a agosto de 2021 foram abertas 171.699. Neste ano, o saldo é de 104.256 postos de trabalho.

    “Estamos vendo o emprego formal no estado do Rio se recuperar de forma consistente e as contratações acelerarem nos últimos meses. A expectativa da Firjan é que, na próxima divulgação, a perda de vagas com carteira assinada da pandemia seja zerada. E não é algo pontual, neste ano foram criadas vagas em todos grandes setores e na grande maioria dos municípios fluminenses”, avalia o presidente da Firjan Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano.

    Conforme os últimos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em agosto o saldo de empregos do estado do Rio foi de 22.960. Esse desempenho marca o sétimo resultado positivo consecutivo do mercado de trabalho fluminense e é consideravelmente superior ao saldo de 5.428 registrado em agosto de 2020, início da retomada. O resultado é ainda o segundo melhor da série histórica do Novo Caged, iniciada em janeiro de 2020 – só é superado pelo de novembro de 2020 (32.800).

    Setorialmente, no mês de agosto, o maior destaque foi o setor Serviços (+13.008), que seguiu trajetória de contratações e ainda atingiu seu melhor desempenho desde que o Caged passou a ser divulgado com nova metodologia. O Comércio (+5.567) e Indústria e Construção (+4.498) também seguiram contratando. A Agropecuária apresentou saldo negativo em 113 vagas no mês.

    No setor de Serviços, os maiores volumes de contratações em agosto ocorreram nos grandes segmentos de Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas (+1.784) e Limpeza em Prédios e em Domicílios (+1.328). No Comércio, o destaque foi o Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios (+1.091). No setor Industrial, a Construção Civil (+1.996) seguiu se sobressaindo.

    Na análise regional, o bom desempenho do mercado de trabalho seguiu disseminado pelo estado em agosto, com 72 dos 92 municípios fluminenses apresentando saldo positivo de contratações. A capital se destacou, respondendo por 15.322 das 22.960 vagas abertas no mês – esse resultado marca o melhor desempenho da cidade do Rio desde novembro de 2020, puxado principalmente pela retomada do setor de Serviços.

     

    Plataforma Retratos Regionais

    A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: https://bit.ly/2WunK6l .

    Fonte: Firjan

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui