24.3 C
Maricá
terça-feira, novembro 12, 2024
More
    InícioEconomiaCom 17ª rodada, Firjan destaca agenda positiva para o mercado de petróleo...

    Com 17ª rodada, Firjan destaca agenda positiva para o mercado de petróleo e gás natural

    Data:

    Últimas Notícias

    A 6ª edição do Anuário do Petróleo no Rio 2021, lançado recentemente, ressalta que os leilões permitem a entrada de novas operadoras para atuar no Rio

    Lançado em agosto último pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a 6ª edição do Anuário do Petróleo no Rio 2021 destaca que o país tem promovido uma agenda positiva para o mercado de petróleo e gás natural, buscando estabelecer um ambiente mais favorável para à atração de investimentos. A continuidade do calendário de leilões de blocos exploratórios, como o da 17ª rodada que ocorre nesta quinta-feira (7/10), deve trazer renovações nas movimentações de negócio, com fortalecimento de parcerias estratégicas.

    A publicação da federação estima investimento potencial de absorver R$ 50 bilhões em óleo e gás nos próximos três anos no estado do Rio de Janeiro e prevê também o potencial de abertura de mais de 63 mil postos de trabalho no mercado no período. Além disso, é esperado que, até 2025, o estado fluminense arrecade mais de R$ 75 bilhões em participações governamentais.

    Reflexos socioeconômicos para o Rio de Janeiro

    Conforme o Anuário, o Rio vem ampliando sua predominância frente aos demais estados no que tange a produção de óleo. Se entre 2014 e 2017 sua participação na produção nacional foi inferior a 70%, em 2020 ela foi de 79% e nos primeiros seis meses de 2021, já alcançou 80%. Além disso, o estado pode se beneficiar com a diversificação de operadoras, incluindo a recuperação da produção em campos maduros da Bacia de Campos, foco principal do PROMAR – Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos, do Ministério de Minas e Energia.

    Esses resultados abrem uma oportunidade ímpar para a recuperação estrutural do estado, que ao refletir em maior investimento público pode, assim, proporcionar um retorno socioeconômico para municípios e toda população. A realização de leilões fortalece a base industrial, consolidando a geração de emprego formal e a criação de renda que resulta em crescimento econômico para o estado.

    “Esses recursos são fundamentais para a retomada da economia fluminense, assim como ajudam na recuperação da indústria naval fluminense, já que os novos leilões permitem a entrada de novas operadoras, mas também o fortalecimento dos portfólios de investimentos das operadoras que já estão aqui”, destaca a gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso.

    O Anuário do Petróleo no Rio 2021 está disponível em

    https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/anuario-petroleo-e-gas.htm

    Já o dashboard dinâmico, com os dados atualizados do mercado de petróleo no país e no estado, pode ser acessado em

    https://www.firjan.com.br/firjan/empresas/competitividade-empresarial/petroleoegas/dados-do-rio/

    Fonte: Firjan

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui