23.6 C
Maricá
domingo, maio 18, 2025
More
    InícioDestaque NewsA partir de qual idade deve ser feita a mamografia?

    A partir de qual idade deve ser feita a mamografia?

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

     

    Muitas mulheres não sabem, mas há probabilidades de câncer de mama antes dos 30 anos

     

    A doença é conhecida por ser um dos tipos mais covardes e silenciosos que possa se instalar no corpo feminino. A neoplasia mamaria é uma categoria de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Porém, as jovens mulheres costumam não se preocuparem tanto, tendo em vista que os casos recorrentes ocorrem depois dos 50 anos. Será?

    No Congresso Nacional, o assunto se tornou tema de audiência para um novo Projeto de lei, a Deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), levantou a pauta com o intuito de ofertar os exames de mamografia para mulheres a partir de 40 anos; visto que atualmente no programa SUS, o procedimento é realizado desde os 50 anos.

    A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e a Sociedade brasileira de Mastologia (SBM) indicam investigações antes dos 40 anos apenas se o médico identificar riscos. “Se na consulta o médico perceber se tratar de caso familiar, com mutação genética, começamos o rastreamento a partir de 25 anos com mamografia e ressonância magnética”, afirma Vilmar Marques, vice-presidente da SBM.

    O que ninguém conta, é que cada vez mais, mesmo que sejam inferiores aos casos após os 50 anos, jovens relatam casos de câncer de mama antes dos 30, como o caso em que o portal G1 relatou. Aos 26 anos, a cantora britânica, Lucy, recebeu o diagnóstico.

    De acordo com ela, o nódulo que encontrou no seio foi por acaso. “Eu pensei que provavelmente iria começar a fazer esse tipo de coisa quando estivesse chegando aos meus 50 anos”.

    A Golden Cross (operadora de saúde do Brasil), alerta para os principais riscos precoces do câncer de mama. Segundo o Plano de Saúde, “exposição à radiação na região do tórax durante a juventude, geralmente devido a alguma radioterapia. Tratamentos do tipo podem afetar a mama em sua fase de desenvolvimento e aumentam o risco de surgimento de câncer de mama. Índice Gail igual ou superior a 1,7%: tal índice é utilizado para avaliar os riscos de câncer de mama de acordo com vários dados, como o histórico familiar, a idade da primeira menstruação e da primeira gestação, entre outros.”

    Ainda na temática do Outubro Rosa, foi sugerido o PL 3435/2021, que induz o SUS a realizar exames genéticos para a identificação de mutações transmitidas hereditariamente, de modo a identificar probabilidade de câncer mamário, ovário e de próstata. O objetivo da medida é informar o paciente sobre as mutações, para que assim, as prevenções possam ser realizadas.

    Portanto, mulher, se toque! Se cuide.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.