Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Covid-19: 20 milhões estão com a segunda dose da vacina atrasada

Além da proteção pessoal, vacinar-se ajuda na prevenção coletiva, protegendo pessoas que, por alguma razão, não podem receber os imunizantes (Foto: Bigstock)| Foto: Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/jovem-desafia-pais-e-se-vacina-depois-de-completar-18-anos/ Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Dados do Ministério da Saúde divulgados nessa quinta-feira (21) apontam que mais de 20 milhões de pessoas ainda não voltaram ao posto de vacinação para completar o esquema vacinal contra a covid-19 em todo o Brasil. O levantamento considera apenas casos em que o prazo estipulado para a segunda dose já venceu. Se todos tivessem cumprido o prazo, o Brasil teria mais de 80% do público-alvo (12 anos ou mais) completamente vacinado.

Quem vai ao posto de vacinação tomar a primeira dose já sabe quando precisa retornar para completar a vacinação. A data de retorno normalmente é anotada no próprio cartão de vacina. Em comunicado, o Ministério da Saúde reforçou a importância dessa ação dentro do intervalo recomendado para cada imunizante. “Só assim as vacinas irão atingir a efetividade necessária contra a covid-19”, diz a pasta.

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelo governo federal, a média móvel de óbitos registra uma queda de 87% se comparado com o pico da pandemia, em março e abril deste ano.

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados e ao Distrito Federal mais de 320 milhões de doses de vacina contra covid-19. Ao todo, 151,9 milhões de pessoas receberam a primeira dose. O número de pessoas com o esquema vacinal completo soma 111,8 milhões, o que é mais da metade da população.

Fonte: Agência Brasil.

Sair da versão mobile