23.9 C
Maricá
sábado, maio 17, 2025
More
    InícioCaso de PolíciaCaso que chocou Maricá: Entenda como funciona a cabeça de um psicopata

    Caso que chocou Maricá: Entenda como funciona a cabeça de um psicopata

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    Restaurante Mauro Alemão divulga cardápio da semana de 20 a 24 de maio

    A Secretaria de Economia Solidária, divulgou o cardápio semanal...

    Na noite desta segunda-feira, duas crianças (uma de dois e outra de quatro anos) foram mortas carbonizadas em casa, na região de Cordeirinho- Maricá, pelo irmão mais velho.  Conforme a nossa cobertura sobre o crime, a mãe havia deixado o filho de 16 anos tomando conta dos mais novos, enquanto ia ao mercado.

    Segundo a Delegacia de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), o irmão mais velho é suspeito de asfixiar as crianças, esganar e, em seguida, atear fogo nelas ainda vivas. A motivação do crime teria sido ciúme da mãe e ódio pelo padrasto, que era pai dos irmãos menores.

    Acesse aqui para conferir a cobertura completa: https://gazeta24horasrio.com.br/2021/10/25/criancas-sao-carbonizadas-dentro-de-uma-casa-localizada-em-cordeirinho/?fbclid=IwAR3na-yrCA2dCMdKj8rADZZpvmds3NRpeY4BjFwSxmTy5dXGuVPWGM0nGAE

    Ainda assim, para entendermos melhor sob o olhar clinico de uma pessoa psicologicamente doente, conversamos com o Psicólogo e Neurocientista, Alan Christi sobre o caso.

    Segundo o Alan, alguns comportamentos característicos de um psicopata, podem ser identificados ainda na juventude. “ Os sinais podem ser observados ainda na fase infantil e na adolescência fica mais evidente. Traços de personalidade como apatia, insensibilidade ao próximo, falta de empatia, dificuldades de socialização, agressividade, isolamento, atitudes brutas, revolta ou ira contida, desapego afetivo e narcisismo fazem parte de inúmeros comportamentos importantes que precisam ser identificados precocemente.

    Além disso, a relação dos distúrbios psíquicos com a violência faz parte de ciclos. Funciona como se não houvesse fronteira entre o começo e o fim, criando um processo vicioso entre vítimas e autores. Para o psicólogo, quem sofreu alguma categoria de violência tende a  reproduzir o comportamento violento.

    “Por isso é tão importante a atenção e a participação dos pais na rotina de seus filhos, garantindo assim, o afeto, acolhimento e proteção. Desta maneira, a criança ou o jovem, terá uma formação voltada para a construção de relações mais saudáveis e com equilíbrio psicológico. Ao contrário disto, quando a criança, sente-se desprotegida ou até mesmo violentada, ela pode se tornar um jovem hostil e um adulto perverso”, afirma ele.

    Desta forma, a educação é um viés único e importante para o desenvolvimento saudável deste humano, ainda que a genética familiar e estrutural interfira.

    Para Alan, “mesmo sabendo que todos nós temos estruturas determinadas geneticamente, não podemos esquecer que existe o Fenótipo que é o resultado da interação entre o genótipo e o meio ambiente. Sendo assim, tudo que modifica o ser humano, pode mudar sua apresentação e a sua estrutura. Bons exemplos são as vivencias e experiências de cada um, além da criação e educação que a pessoa recebe. ”

    O diagnóstico de psicopatia demanda de tempo e possui uma complexidade vasta: envolvendo comportamentos, personalidade, contexto global, repetições de atitude, modus operandi, modus faciendi, modus vivendi (modo de operação, modo de fazer e modo de viver); dentre outros conceitos.

    Normalmente, o mecanismo básico da psicopatia é a perversão e o narcisismo absoluto, muitas vezes com doses de crueldade e frieza. Paralelamente a isto, o psicólogo alerta que o diagnóstico precisa envolver uma equipe de multiprofissionais, com médicos e psicólogos especialistas da área; sem esquecer que se trata de um quadro patológico estrutural de personalidade (padrão social de comportamento irresponsável, explorador e insensível constatado pela ausência de remorsos).

    A redação do Gazeta 24HORAS Rio reforça a importância do tratamento precoce, a fim de cultivar a saúde mental e abonar qualquer perigo: para o individuo e para terceiros. Procure por um atendimento público mais próximo de sua casa!

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.