Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Caso que chocou Maricá: Entenda como funciona a cabeça de um psicopata

Na noite desta segunda-feira, duas crianças (uma de dois e outra de quatro anos) foram mortas carbonizadas em casa, na região de Cordeirinho- Maricá, pelo irmão mais velho.  Conforme a nossa cobertura sobre o crime, a mãe havia deixado o filho de 16 anos tomando conta dos mais novos, enquanto ia ao mercado.

Segundo a Delegacia de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), o irmão mais velho é suspeito de asfixiar as crianças, esganar e, em seguida, atear fogo nelas ainda vivas. A motivação do crime teria sido ciúme da mãe e ódio pelo padrasto, que era pai dos irmãos menores.

Acesse aqui para conferir a cobertura completa: https://gazeta24horasrio.com.br/2021/10/25/criancas-sao-carbonizadas-dentro-de-uma-casa-localizada-em-cordeirinho/?fbclid=IwAR3na-yrCA2dCMdKj8rADZZpvmds3NRpeY4BjFwSxmTy5dXGuVPWGM0nGAE

Ainda assim, para entendermos melhor sob o olhar clinico de uma pessoa psicologicamente doente, conversamos com o Psicólogo e Neurocientista, Alan Christi sobre o caso.

Segundo o Alan, alguns comportamentos característicos de um psicopata, podem ser identificados ainda na juventude. “ Os sinais podem ser observados ainda na fase infantil e na adolescência fica mais evidente. Traços de personalidade como apatia, insensibilidade ao próximo, falta de empatia, dificuldades de socialização, agressividade, isolamento, atitudes brutas, revolta ou ira contida, desapego afetivo e narcisismo fazem parte de inúmeros comportamentos importantes que precisam ser identificados precocemente.

Além disso, a relação dos distúrbios psíquicos com a violência faz parte de ciclos. Funciona como se não houvesse fronteira entre o começo e o fim, criando um processo vicioso entre vítimas e autores. Para o psicólogo, quem sofreu alguma categoria de violência tende a  reproduzir o comportamento violento.

“Por isso é tão importante a atenção e a participação dos pais na rotina de seus filhos, garantindo assim, o afeto, acolhimento e proteção. Desta maneira, a criança ou o jovem, terá uma formação voltada para a construção de relações mais saudáveis e com equilíbrio psicológico. Ao contrário disto, quando a criança, sente-se desprotegida ou até mesmo violentada, ela pode se tornar um jovem hostil e um adulto perverso”, afirma ele.

Desta forma, a educação é um viés único e importante para o desenvolvimento saudável deste humano, ainda que a genética familiar e estrutural interfira.

Para Alan, “mesmo sabendo que todos nós temos estruturas determinadas geneticamente, não podemos esquecer que existe o Fenótipo que é o resultado da interação entre o genótipo e o meio ambiente. Sendo assim, tudo que modifica o ser humano, pode mudar sua apresentação e a sua estrutura. Bons exemplos são as vivencias e experiências de cada um, além da criação e educação que a pessoa recebe. ”

O diagnóstico de psicopatia demanda de tempo e possui uma complexidade vasta: envolvendo comportamentos, personalidade, contexto global, repetições de atitude, modus operandi, modus faciendi, modus vivendi (modo de operação, modo de fazer e modo de viver); dentre outros conceitos.

Normalmente, o mecanismo básico da psicopatia é a perversão e o narcisismo absoluto, muitas vezes com doses de crueldade e frieza. Paralelamente a isto, o psicólogo alerta que o diagnóstico precisa envolver uma equipe de multiprofissionais, com médicos e psicólogos especialistas da área; sem esquecer que se trata de um quadro patológico estrutural de personalidade (padrão social de comportamento irresponsável, explorador e insensível constatado pela ausência de remorsos).

A redação do Gazeta 24HORAS Rio reforça a importância do tratamento precoce, a fim de cultivar a saúde mental e abonar qualquer perigo: para o individuo e para terceiros. Procure por um atendimento público mais próximo de sua casa!

Sair da versão mobile