21.6 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíCiclo de capacitações amplia conhecimento do Suporte Básico de Vida (SBV) em...

    Ciclo de capacitações amplia conhecimento do Suporte Básico de Vida (SBV) em Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    Com objetivo de ampliar o conhecimento do Suporte Básico de Vida (SBV), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou um ciclo de treinamentos para profissionais que atuam em diferentes setores ligados à Saúde do município. Nesta terça-feira (26/10), trabalhadores da sede da pasta, em Nancilândia, passaram por uma capacitação sobre como usar o Desfibrilador Externo Automático (DEA), que a partir de agora passa a estar disponível no local.

    O treinamento foi aplicado pelo técnico de emergência médica e instrutor de SBV, Claudemir Quirino, que atua no Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde (NEPPS). O novo aparelho ficará disponível na sede da Secretaria para auxiliar em casos de emergências no local. O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, acompanhou a capacitação, que contou também com a presença de diferentes profissionais, tanto de Saúde, como administrativo e agentes da Guarda Municipal de Itaboraí.

    “Temos a missão de promover educação continuada a todos os servidores que atuam na Secretaria Municipal de Saúde, incluindo os profissionais que não tem formação na área de Saúde. É muito importante que todos saibam como agir em caso de uma emergência, porque cada minuto significa muito para o paciente”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti.

    A capacitação sobre o uso do DEA teve início na última segunda-feira (25/10), com técnicos e condutores de ambulâncias do município. Além disso, profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também passaram por um treinamento de exame inicial do politraumatizado, que é a primeira avaliação de uma vítima de trauma.

    “Nosso objetivo com esses treinamentos é preservar vidas e diminuir o índice de mortalidade. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao conhecimento do Suporte Básico de Vida, mais vidas serão salvas em Itaboraí. Os primeiros socorros a um paciente são fundamentais para aumentar as chances de recuperação”, destacou o técnico de emergência médica e instrutor de SBV, Claudemir Quirino.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui