Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Filhote de Cachorro-do-Mato é resgatado em Itaboraí

Agentes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal de Itaboraí resgataram, na manhã desta quinta-feira (28/10), um filhote de cachorro-do-mato (cerdocyon thous), que apareceu em um sítio no distrito de Pachecos.

Nativo da região, o animal foi encaminhado para a Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) de Niterói para, posteriormente, ser levado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens, em Vargem Pequena.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, o morador entrou em contato para solicitar o resgate após o animal aparecer no quintal do sítio em que mora com a família e realizou a entrega voluntária.

“A criação de animais silvestres sem as devidas autorizações dos órgãos competentes, configura crime ambiental previsto na lei federal 9.605/98. Ao observar qualquer animal silvestre, não alimente e não tente capturar, entre em contato com os órgãos responsáveis para realizar o manejo”, alertou o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez.

Responsável pelo resgate, o coordenador do GEPAM, agente Silveira, informou que o filhote é de aproximadamente dois meses e apresenta boas condições físicas. O animal também passará por uma reavaliação de um médico veterinário.

Para solicitar o resgate de animal silvestre, a população itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itaboraí, que as informações relativas à proteção ambiental são encaminhadas para o GEPAM.

Sair da versão mobile