22.1 C
Maricá
quarta-feira, novembro 20, 2024
More
    InícioHora NewsForte chuva e ventania que será causada pelo ciclone subtropical vai atingir...

    Forte chuva e ventania que será causada pelo ciclone subtropical vai atingir o Estado do Rio de Janeiro

    Data:

    Últimas Notícias

    Para noite desta segunda-feira (01/11), para terça (02) e quarta (03), um sistema de baixa pressão atmosférica mais a circulação de ventos em vários níveis causará a formação de nuvens bastante carregadas levando a fortes chuvas para todo o Estado do Rio de Janeiro e parte de São Paulo.

    De acordo com informações, a baixa pressão é muito forte, consequentemente ocasionará rajadas de vento moderado ou forte, além também da intensa chuva.

    Segundo o Climatempo, não apenas o Estado do Rio de Janeiro e São Paulo serão atingidos, outros pontos serão: Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e Tocantins.

    Vale destacar que é um novo ciclone subtropical que está se formando, sendo seu início para esta terça (02). Há riscos de alagamentos, ventania, raios, ressacas no mar e deslizamentos para as regiões citadas no texto acima.

    O ciclone subtropical fará a sua transição para um ciclone extratropical entre quarta (03) e quinta (04).

    Fonte: Windy

    CICLONE SUBTROPICAL 

    Um ciclone subtropical é um sistema climático que possui algumas características de um ciclone tropical e outras de um ciclone extratropical. Em meados de 1950, os meteorologistas não estavam claros se deveriam caracterizá-lo como um ciclone tropical ou extratropical. Por volta de 1972, o Centro Nacional de Furacões reconheceu oficialmente essa categoria de ciclone.

    Os ciclones subtropicais começaram a receber nomes de fora da lista oficial de ciclones tropicais da bacia do Atlântico em 2002. Possuem amplos padrões de vento, com ventos máximos sustentados localizados mais longe do centro do que ciclones tropicais típicos, e não tem sistemas frontais ligados ao seu centro.

    As temperaturas da superfície do mar necessárias para sua formação são mais baixas do que os limites dos ciclones tropicais em 3 °C (37,4 °F), situadas em torno de 23 °C (73,4 °F).

    TRANSIÇÃO PARA EXTRATROPICAL 

    Ao adquirir características tropicais, uma baixa extratropical pode transitar para uma depressão ou tempestade subtropical. Uma depressão/tempestade subtropical pode ainda ganhar características tropicais para se tornar uma depressão ou tempestade tropical pura, que pode eventualmente se transformar em um furacão, e há pelo menos onze casos de ciclones tropicais se transformando em um ciclone subtropical (Tempestade tropical Gilda em 1973, Tempestade subtropical quatro em 1974, Tempestade tropical Jose em 1981, Furacão Klaus em 1984, Tempestade tropical Allison em 2001, Tempestade tropical Lee em 2011, Furacão Humberto em 2013, Tempestade tropical Ian em 2016, Tufão Jelawat em 2018, Tempestade tropical Ester (Gaemi) em 2018 e Tufão Surigae em 2021).

    CICLONE EXTRATROPICAL

    Ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado por fortes tempestades e ventos, que faz parte de uma família maior de fenômenos meteorológicos, a família dos ciclones. São definidos como sistemas de baixa pressão atmosférica de escala sinótica que ocorrem nas regiões de latitudes médias, onde constituem uma parte importante da circulação atmosférica ao contribuírem para o equilíbrio térmico das regiões equatoriais e das regiões polares. Um ciclone extratropical desenvolve-se através de gradientes, ou seja, diferenças de temperatura e de ponto de orvalho. A região onde ocorrem tais diferenças é conhecida como zona baroclínica. Os ciclones extratropicais obtêm sua energia por métodos diferentes daqueles usados por outros fenômenos ciclônicos, tais como ciclones tropicais e as baixas polares, permitindo a sua classificação como sistemas de “núcleo frio”.

    Estes ciclones são chamados de “extratropicais” porque se formam quase que exclusivamente fora das regiões tropicais, e também por se originarem de massas de ar de origem não-tropical.

    MAR AGITADO E RESSACA

    O mar começará a ficar agitado a partir desta terça-feira (02), ondas de até 2 metros de altura atingirão toda a Região Litorânea do Estado do Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo, sendo assim evite caminhar pelas orlas das praias.

    Arte: Climatempo

    PREVISÃO DO TEMPO PARA MARICÁ (RJ)

    Nesta segunda-feira (01/11) será com chuvas moderadas a fortes constantemente, sendo que na parte da tarde a previsão de tempestade com ventania, raios e trovoadas. A temperatura máxima é de 22ºC e mínima de 21ºC.

    O tempo só vai começar a abrir a partir de quinta-feira (04). Com temperatura máxima de 24ºC e mínima de 19ºC.

    Foto: Giovanna Pires/Inter TV RJ

     

     

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui