Por: Alan Christi
Qual o tamanho da sua mente? Qual a dimensão do seu sentimento? Que distância pode percorrer o seu pensamento?
Provavelmente vivemos tempos nos quais a importância do psiquismo humano, envolvendo emoções e sensações, tem estado no mais alto grau. A Pandemia do Coronavírus colocou a saúde mental no topo das preocupações e nos mostrou de forma impactante o quanto somos frágeis e como precisamos nos cuidar, em todos os aspectos, mas com especial destaque para a saúde mental e emocional.
A nossa mente tem um poder incrível. Ela pode nos levar a uma vida plena e satisfatória, mas também, pode nos derrubar, nos adoecer e nos levar ao mais grave sofrimento. Nossa mente não tem fim. Ela produz energia constantemente e cria aspectos determinantes em nossas vidas, como vontade, disposição, determinação, objetivos, metas, direções, caminhos, es-co-lhas! E tudo isso tem consequências e efeitos nos diversos âmbitos de nossa vida. Nossa mente impacta diretamente em nossa vida social, profissional, familiar, financeira, sexual, intelectual, espiritual e também em nossa saúde física, em nosso bem estar e nossa qualidade de vida. Ou seja, cuidar da mente é cuidar de TUDO. Mente sã, corpo são, vida sã.
Nossa história pode tomar rumos tão distintos de acordo com nosso estado mental e emocional, podendo no levar a uma vida de sucesso, satisfação e felicidade ou vivermos em constante sofrimento, insatisfação, fracasso e medo. E isso tudo depende diretamente de como estamos por dentro, de como está nossa cabeça, nosso emocional. Quantas pessoas ricas, famosas que aparentemente têm tudo e não são felizes, muitas vezes sofrendo tanto que chegam a tirar a própria vida? E quantas outras sentem-se bem e satisfeitas com o que têm e com muito pouco? Estar bem e ser feliz prescindem de uma estrutura psicológica saudável e estável. E também podemos afirmar hoje em dia que a saúde física e orgânica está diretamente relacionada à saúde mental. Por isso cuidar de si, cuidar dos seus sentimentos, da sua vida cotidiana, seu dia a dia, suas emoções, suas relações, é tão importante. É preciso verificar se você tem caído em armadilhas mentais, como as relações tóxicas, como os medos, a sobrecarga mental e física, o autoabandono e a autonegligência. Devemos também analisar se estamos envenenando nossa alma com rancores, ansiedades, compulsões, privações, exageros, e perda de tempo. Se nosso tempo cronológico é tão importante, nosso tempo emocional é ainda muito mais!
Cuide-se! Dê atenção à sua saúde mental. Crie paz, amabilidade e fraternidade ao seu redor. Faça um bom plantio mental e colherá uma saúde plena e uma vida satisfatória. Lembre-se: nossa mente é infinita. Ela não tem fim e por isso precisamos cuidar para que ela seja nossa aliada. Viver bem é ter Saúde Mental.