22.3 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáErros persistentes no sistema prejudicam os atendimentos nos postos de saúde de...

    Erros persistentes no sistema prejudicam os atendimentos nos postos de saúde de Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    As Unidades Básicas de Saúde (antes conhecidas como Centros de Saúde, Postos de Saúde, Clínicas da Família), são estabelecimentos de Atenção Primária, responsáveis por cuidar da família.

    Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) é responsável pela assistência à saúde de uma população definida, assim, cada cidadão tem uma UBS de referência a partir do seu endereço de moradia. Cada Unidade é responsável somente pelos moradores em suas redondezas. Assim, cada posto comporta os pacientes com qualidade, havendo vagas para todos.

    No entanto, há algum tempo, moradores da região da unidade do Centro de Maricá, tem se queixado da falta de atendimento pelos funcionários, alegando que houve remanejamento destes endereços para outro posto de atendimento, no Bairro da Amizade.

    Os pacientes que residem na Rua 47 questionam que até hoje, esta situação que não foi resolvida e nem há uma organização nos atendimentos das duas unidades. Os usuários destes postos alegam haver confusão de informações e ninguém sabe explicar o motivo desta mudança. Segue o link para mais informações:  https://gazeta24horasrio.com.br/2021/10/08/moradores-de-aracatiba-sofrem-com-o-remanejamento-do-posto-central-para-o-bairro-da-amizade/

    Devido a isto, nossa equipe da Gazeta 24horas Rio, foi pessoalmente verificar toda essa logística. Para a nossa surpresa, a unidade de saúde do Bairro da Amizade não comporta o quantitativo de moradores remanejados e o acesso é dificultoso para quem procura uma ajuda de pronto atendimento.

    Segundo apuramos, esta logística faz parte de um planejamento realizado através de endereços que apresentam afinidade por distância mais próxima. Contudo, o trajeto não concorda com a realidade.

    Saúde foi destaque na sessão da Câmara

    Nesta quarta-feira, 10 de novembro, em uma sessão ordinária da Câmara dos Vereadores, o Vereador Danilo Santos (PDT), contou um grave ocorrido no Hospital Conde Modesto Leal e exigiu providências.

    “No domingo, a servidora do município, Roberta Machado, começou a passar a mau e foi ao Hospital. Foi atendida, passaram medicamento e a mandaram para casa. Sem haver qualquer categoria de avaliação profunda. Os sintomas foram agravando no decorrer dos dias, até que ontem, terça-feira, eu estive na casa dela. Ela ainda estava muito debilitada e a coloquei no meu carro e voltei com ela ao Conde, que por sua vez, também não tinha uma cadeira ou uma maca de prontidão. Ao invés de levarem a mulher para os primeiros atendimentos às pressas, deram prioridade para realização de ficha, até que depois de certo tempo, a levaram para o interior do Hospital, onde faleceu,” disse o parlamentar.

    O Vereador concluiu ainda, que a moça pertencia à equipe de saúde da cidade e seu trabalho era prestado com excelência. “Pedi ajuda a Secretaria de Saúde, para que apurasse esta situação melhor e com detalhes, precisamos reavaliar o planejamento no nosso município porque está difícil. Não houve atendimento de qualidade, respeitando e havendo respaldo desde o princípio.”

    Logo em seguida, o Vereador Dr. Richard (PCdoB), presidente da Comissão de Saúde que também participou da sessão, solicitou ao vereador Danilo, que encaminhasse para o seu gabinete. “Eu me comprometo em acompanhar esse caso de perto. Isso é inconcebível na saúde. Assim como aconteceu com ela, pode ter acontecido com qualquer outra pessoa. E temos que fiscalizar, até mesmo o profissional se houve alguma categoria de negligência.” Afirmou o vereador Dr. Richard.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui