19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíEscolas municipais fazem busca ativa para evitar evasão de alunos na volta...

    Escolas municipais fazem busca ativa para evitar evasão de alunos na volta às aulas em Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Com o intuito de evitar a evasão escolar no retorno às aulas presenciais no município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), intensificou a busca ativa de alunos nas escolas municipais. A ação conta com a mobilização de todas as equipes da rede, além da parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social (SEMDS) e Saúde (SEMSA).

    De acordo com a subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira, o bom índice de participação dos estudantes na rede municipal já diferencia Itaboraí de outros municípios do Estado do Rio, tornando-o referência. Entretanto, destaca que o objetivo é zerar a taxa de evasão escolar no município.

    “Intensificamos a busca ativa em todas as escolas da rede municipal de ensino, mobilizando os setores da Secretaria Municipal de Educação e contando ainda com o apoio de órgãos parceiros, como as Unidades Básicas de Saúde, Conselho Tutelar, CREAS e CRAS. A evasão escolar é um problema que perpassa os muros das escolas, por isso é necessário um trabalho conjunto para zerar esse índice”, destacou a subsecretária.

    Para realizar a busca ativa, as escolas usam diferentes estratégias para levar informação às famílias, desde comunicados por grupos de WhatsApp até bilhetes anexados a correspondências nos Correios. Segundo a assessora técnica da SEMED, Janaina Espíndola, compreender a realidade da comunidade escolar é necessário para traçar as formas de comunicação com mais eficiência.

    “A busca ativa vai além da ligação para a família do aluno. É preciso conhecer o território onde a escola está inserida e quem são os atores que compõem a comunidade escolar. Temos que entender as necessidades de cada estudante e como a escola pode trabalhar o processo de acolhimento e aprendizagem da melhor forma”, acrescentou Janaína.

    Na Escola Municipal Arquimedes de Andrade, em Calundu, a equipe diretiva conseguiu o retorno de cerca de 85% dos alunos de forma presencial. Dos 157 estudantes matriculados da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, apenas 20 crianças ainda continuam com a participação de forma remota. Entretanto, a diretora da unidade Marcilene de Souza enfatiza que todas as necessidades desses alunos foram identificadas pela equipe escolar.

    “Fechamos o ano de 2020 com 100% de participação dos alunos e queremos atingir essa meta novamente. As turmas têm grupos de WhatsApp, onde fazemos muita divulgação de informações. Além disso, também fazemos visitas às famílias, quando necessário. A gente entendeu que somente a reabertura da escola não garante a participação do aluno. É preciso entender que a realidade é mais complexa e engloba uma série de fatores que extrapolam a competência escolar”, disse a diretora.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui