Por: Alan Christi
Pensar não é apenas criar ideias ou imagens mentais. Pensar é algo muito maior que inclui um olhar crítico para o mundo, para o outro, para si mesmo. E para isso é necessário disponibilizar-se a sair da zona de conforto, da acomodação, da inércia e lançar-se ao universo das relações sociais. Olhar atento ao que acontece ao seu redor. Se preocupar com o mundo em que vive e como está a sociedade da qual faz parte. Essa responsabilidade ética certamente mudará sua vida e trará uma visão diferente de todas as coisas. Pensar, refletir e ser crítico à realidade faz com que você deixe de ser massa de manobra e lhe coloca na posição de protagonista do mundo no qual você vive.
Mas essa capacidade não vem assim do dia para a noite. Exige que você exercite essa habilidade diariamente. É preciso insistir. Insistir e persistir nesse comprometimento com a construção social deve ser um movimento constante de cada um de nós. Não pode deixar cair na inércia e nem desistir quando os resultados demorarem a vir. Tudo a seu tempo. E se as coisas não ocorrerem como você desejava, insista assim mesmo. Pois, quando pensamos em transformação da realidade, as coisas são lentas e complexas. Mas a sua contribuição será feita.
Basta olhar para o lado e verá que muita coisa está errada. Temos muito a evoluir. Precisamos de uma sociedade mais justa e igualitária. Precisamos de mais sensibilidade e mais amor. Temos que ter mais coletividade e começar a produzir em rede, em conjunto. Isso nos dá força. Acontece que as pessoas são treinadas e condicionadas para não pensar, e sim para executar, produzir, e com isso deixam de pensar e refletir sobre tudo aquilo que acontece em suas vidas. Dessa maneira não lutam para mudar suas realidades. Não têm tempo, não têm disposição. E isso é muito ruim. Pois, quando não concordam ou não gostam de algo, acabam se acostumando a isso e desistindo de tentar fazer diferente ou de mudar essa realidade. E é preciso que seja o contrário. É preciso insistir! Insista! Insista e veja as maravilhas que conseguimos quando pensamos criticamente sobre nossa vida, sobre nossa rotina, sobre nossos condicionamentos e sobre a realidade em que vivemos.
Vamos defender o pensamento e a expressão. A reflexão crítica é libertadora e num mundo tão cheio de medos e entraves, lutar pela liberdade é essencial. Por isso: Penso, logo insisto!
Vem junto comigo!