Foto: Marcos Fabrício
A deputada estadual Zeidan e o vice-prefeito Diego Zeidan participaram da aula inaugural do Curso de Realidade Brasileira organizado pelo Partido dos Trabalhadores de Maricá e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A atividade iniciada na última sexta-feira, 12, foi o primeiro passo para uma série de aulas temáticas do curso que terá certificação da Fundação Perdeu Abramo.
O primeiro encontro foi realizado de forma híbrida e online estiveram palestrando o dirigente dos Sem Terra, João Pedro Stédile e o ex-ministro, Gilberto Carvalho.
Em sua fala a deputada Zeidan lembrou do desmonte que o país vive neste momento.
“A retirada dos direitos trabalhistas, a tentativa de acabar com o Sistema Único de Saúde, com o Sistema Único de Assistência Social, redução de investimentos na educação, nas universidades, na ciência e pesquisa, além do fim do Bolsa-família são ações concretas do atual governo federal para reduzir a nossa democracia, a nossa sobrevivência. O combate a fome e a miséria continuam sendo pauta em pleno século 21 e após tantos avanços e que agora estão sendo destruídos. Não vamos desistir, vamos continuar na luta, principalmente para eleger no país um novo governo, no âmbito federal, nos estados e nos municípios”, enfatizou Zeidan.
Já o vice-prefeito e também presidente do PT em Maricá, Diego Zeidan, afirmou a importância dos governos populares e da formação para que as conquistas não se percam.
“Em tempos de pandemia a gente conseguiu manter a população de Maricá com um mínimo de dignidade ao oferecer apoios como o aumento da moeda social Mumbuca, auxílio para os empreendedores e para as empresas que conseguiram manter seus funcionários. Aqui a gente governa para o povo e com o povo. Estamos lutando por mais transformações sociais e queremos estar discutindo com as associações de moradores, de pescadores, de empresários e coletivos para enfrentar o que temos pela frente no ano que vem. As conquistas e os avanços do povo precisam retomar o rumo com a volta do governo Lula e isso se reflete aqui em Maricá também. Esse curso vai ajudar a gente a compreender melhor a importância dessa organização e do momento que estamos vivendo”, disse Diego Zeidan.
Entre os objetivos do curso estão a formação política, a compreensão sobre o projeto político do PT para a cidade e para o país; reafirmar o diálogo com as bases, os movimentos sociais e a participação popular. Os encontros são quinzenais, a aula inaugural ocorreu no dia 12 de novembro e encerramento será no dia 19 de fevereiro.