Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Aluno de Itaboraí vence pela 2ª vez consecutiva concurso de Cartão de Natal

Na quarta-feira (17/11), a Escola Municipal Padre Hugo Montedôneo Rego, em Retiro São Joaquim, foi agraciada com a cerimônia de premiação do Projeto Escola Educar para Humanizar o Trânsito da Arteris Fluminense É que pela segunda vez consecutiva o aluno do oitavo ano, José Henrique Vital Ramos, foi o primeiro lugar geral do concurso promovido pela concessionária que premiou os seis melhores desenhos de Cartões de Natal 2021 de 31 escolas do norte e leste fluminense inscritas no projeto.

O concurso deste ano foi sobre a segurança viária – “Um Voo na Via da História da Mobilidade”.  Os sete alunos do Ensino Fundamental II de Itaboraí concorreram no tema sobre a segurança viária e juntos com os professores de arte da escola, Viviane Soares Bergot e Mário Jorge Noronha, desenvolveram as propostas de desenho para os cartões junto com a coordenação do Ensino II, da subsecretaria de Gestão e Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

“Quero agradecer a Deus, a minha família e a todos os funcionários da escola pela motivação. Pensei em desistir e que teve um momento que achei que não daria tempo de entregar. Foram as palavras deles que me fizeram continuar. O desenho não é só você rabiscar um papel e não deixar o seu sentimento se expressar. Foi isso que eu procurei fazer (se expressar) e me esforçar ao máximo” disse José Henrique que explicou ainda que até chegar ao desenho final foram vários esboços necessários.

Aluno de Itaboraí vence pela 2ª vez consecutiva concurso de Cartão de Natal

O cartão vencedor de José foi muito mais que um desenho bonito. O projeto chama atenção pelos detalhes como o respeito à sinalização de trânsito dos personagens, o uso correto dos elementos de sinalização, e até a utilização de drones como guardas de trânsito. A caracterização dos personagens também é um show a parte com os pedestres utilizando roupas de cada época da história e a referência ao desenho ganhador da última edição que neste cartão estão como motoristas.

“O José é especial. Ele tem um simbolismo muito grande e acaba incentivando todos os alunos a participar. Demonstrando que a Escola pode ser sim uma unidade transformadora”, elogiou a professora de Arte.

Aluno de Itaboraí vence pela 2ª vez consecutiva concurso de Cartão de Natal

Mais do que promover o concurso de melhor desenho. A escolha dos trabalhos vencedores devem seguir os requisitos propostos em cada tema e despertar a visão crítica dos alunos.

“A avaliação não olha nome e dados dos autores dos projetos foi uma surpresa quando vimos que era o mesmo ganhador da edição passada. O cartão do José foi o que mais cumpriu esses requisitos e a gente presta muita atenção se os desenhos estão respeitando as leis de trânsito” explicou a representante da Arteris, Munique Quadros.

Sair da versão mobile