Foto: Evelen Gouvêa
A Prefeitura de Maricá deu início neste sábado (20/11) ao 1º Encontro Holístico de Maricá, um evento para divulgar a filosofia de cuidado com a mente e o espírito. O encontro aconteceu na lona cultural ao lado da Praça da Gaviões, na esquina da Avenida Zumbi dos Palmares com a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36). O evento gratuito segue neste domingo (21/11) e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Maricá.
Quem foi até o local encontrou roupas, acessórios e artesanatos com diversos produtos da filosofia holística, disponíveis para a venda, e se deparou com apresentações de música, dança, palestras e rodas de conversa. No espaço tinha à disposição também oráculos (baralho cigano e borra de café).
As mulheres predominaram no local como expositoras e também na organização.
“Isso é muito simbólico na semana do empreendedorismo, mostrando que nós mulheres somos protagonistas entre quem empreende”, destacou a oraculista e dançarina Margareth Tavares, uma das organizadoras do evento.
Especialista em inteligência emocional, Rosane Canuto apontou a importância da atividade holística.
“Foi a atividade holística que salvou a vida de muitas pessoas na pandemia. Essa busca pelo equilíbrio foi de grande ajuda num momento tão tenso e de pouco respeito entre as pessoas. Ficamos muito felizes com o apoio da Prefeitura e vamos tentar incluir nosso evento no calendário oficial”, adiantou Rosane.
Mesmo com o tempo chuvoso, muitas pessoas que passavam pela lona cultural pararam para conhecer a filosofia. O empresário Pablo Augusto da Motta, de 51 anos, levou esposa, sogra, filho e enteado para ver o espaço holístico montado. “Gostamos do estilo das roupas e produtos vendidos. É um ambiente que traz harmonia para nossa casa e para a vida de um modo geral”, afirmou.