Está aí um projeto inusitado que foi melhor mesmo não ter saído do papel. Ele faz parte da lista de projetos monstrengos que não vingaram e a cidade agradece por isso.
O projeto da década de 30 do arquiteto francês Leon D’Escoffier era uma ponte colossal ligando o Rio a Niterói, com pistas de rolamento exclusivas para carros de passeio, veículos pesados, metrô e até garagens.
Entre os pilares da gigantesca ponte, 946 apartamentos, 996 lojas e dois cineteatros, jardins e praças. E também 102 elevadores de “última geração”.
Túnel
Pelo menos 100 anos antes da inauguração da Ponte Rio-Niterói já existia uma projeto de um túnel ferroviário para ligar as duas cidades mantido pelos trens da Estrada de Ferro Rio d´Ouro. O projeto era do engenheiro inglês Hamilton Lindsay-Bucknall e recebeu a aprovação do engenheiro ferroviário Peter William Barlow antes de ser apresentado ao imperador Pedro II.
O túnel teria cerca de seis metros de diâmetro e cinco de altura, seria de ferro ou aço revestido com tijolos ligados por asfalto; as partes viriam da Inglaterra e seriam montadas aqui.
O projeto não foi adiante por falta de fundos, e o documento, composto por duas plantas, um texto com as especificações da obra e a carta de Barlow, ficou em poder da família imperial, hoje integrando a Coleção Teresa Cristina Maria.
O túnel sairia da Ponto do Calabouço e passaria sob a Baía de Guanabara em dutos até a Praia de Gragoatá. Confira aqui o projeto original
Fonte: Agenda Bafafa