Nascida e criada em São Gonçalo, a professora Michelle do Carmo Vieira vive a expectativa da participação, na próxima segunda-feira (29/11), no 4º Congreso Internacional de Tecnología, Innovation, Competitividad y Sostenibilidad, da Universidad Autónoma de Guerrero (Uagro), no México. Ela vai apresentar o artigo “Inovação e sustentabilidade: uma perspectiva sobre os efeitos territoriais produzidos por grandes empreendimentos”, produzido em coautoria com o seu orientador, o professor Marcio Silva Borges. A graduação é ofertada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no âmbito do Consórcio Cederj, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Será uma excelente oportunidade de divulgar parte da minha pesquisa, estabelecer networking e agregar valor ao meu trabalho e currículo”, declarou Michelle, que, no início deste ano, conquistou o primeiro lugar no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial da UFRRJ.
Michelle graduou-se primeiro em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 2007, mas desejava alcançar outros objetivos com os estudos e Administração era o curso dos seus sonhos. Com relatos positivos de amigos que fizeram graduação a distância pelo Consórcio Cederj, Michelle animou a fazer o mesmo e conseguir conciliar a vida acadêmica e a profissional.
“Já havia cursado outra graduação na modalidade presencial e a demanda de tempo era muito grande, o que inviabilizaria continuar trabalhando. Engravidei quando estava no primeiro semestre do curso e, se se tivesse que frequentar aulas presenciais todos os dias, não teria conseguido seguir adiante com um filho recém-nascido”, explicou a ex-aluna, que se formou em 2019.
Academicamente, o curso superior do Consórcio Cederj possibilitou a aprovação em um estágio em um órgão público, bem como no mestrado. “Do ponto de vista pessoal, representou a realização de cursar a área que sempre quis. Aperfeiçoei habilidades como autonomia, planejamento, execução e disciplina para os estudos. Você se torna de fato protagonista do conhecimento. É preciso dedicação! E isso contribuiu muito para o meu aprendizado”, explicou.
“A Michelle é um verdadeiro exemplo de que o ensino a distância do Cederj é de alta qualidade e não perde nada para o presencial. A educação é um bem indelével e que transforma vidas! Isso me motiva ainda mais a trabalhar e lutar em busca de mais oportunidades para a população do Rio de Janeiro”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.
Para o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires, a história de Michelle serve de inspiração para todos aqueles que desejam conquistar o diploma da graduação. “Ao interiorizar o ensino superior, a Fundação Cecierj, através do Consórcio Cederj, vem contribuindo para a realização de sonhos ao levar educação pública, gratuita e de qualidade à população do Estado do Rio de Janeiro. O exemplo da Michelle só reforça a importância dessa iniciativa e nos motiva ainda mais a seguir trabalhando para termos boas notícias de nossos ex-alunos para compartilhar”, destacou.
Contribuições
O campo de pesquisa de Michelle é a importância da Responsabilidade Social Empresarial na promoção do desenvolvimento territorial sustentável. Ela já tem vários artigos acadêmicos que vêm sendo publicados, um deles já foi apresentado no 47º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, promovido pela Universidade de São Paulo (USP). “Também estou concluindo um capítulo de um livro, fruto de um trabalho que está sendo realizado em uma disciplina externa que estou cursando na Universidade Federal Fluminense (UFF), a ser publicado no próximo ano”, disse ela que está se preparando para participar de processos seletivos para docência no Ensino Superior e ingressar no doutorado.
❤